Início » Cabelo » Guanidina: o que ela faz no cabelo, quais os riscos, quanto tempo dura

Guanidina: o que ela faz no cabelo, quais os riscos, quanto tempo dura

Se você já fez alisamento capilar com certeza já ouviu falar sobre a guanidina. Ele é um ativo presente no procedimento com a missão de relaxar os fios. Embora seja constantemente usado, o produto tem seus riscos, bem como um tempo específico para ficar sobre as madeixas.

Por isso, neste conteúdo separamos um guia completo para você entender melhor sobre o assunto. Vem ver!

Guanidina

Afinal, o que é Guanidina?

Guanidina é um ativo químico presente em produtos de alisamento capilar. Usada por suas propriedades alcalinas, a substância tem como função relaxar a estrutura do cabelo, tornando-o temporariamente mais liso. 

Ela ajuda a quebrar as ligações de dissulfeto no cabelo, o que permite que ele seja moldado em uma forma mais lisa. Isso é útil para pessoas com cabelos naturalmente cacheados ou ondulados que desejam alisá-los, por certo período, por exemplo.

Leia também: Óleo de Alecrim no cabelo: ajuda mesmo no crescimento capilar?

Para que ela geralmente serve?

Guanidina

A guanidina tem várias marcas, assim como duas finalidades, sendo:

Relaxamento Capilar, onde o ativo quebra as ligações na estrutura do cabelo e permite que as fibras capilares sejam esticadas e assumam uma forma mais lisa.

Redução de Volume, onde além de alisar o cabelo, a guanidina também ajuda a reduzir o volume, o que é benéfico para quem tem cabelos muito crespos ou volumosos.

Riscos da Guanidina

Embora proporcione um alisamento capilar eficiente, a guanidina também traz riscos as madeixas devido à química. Dentre eles, por exemplo, estão:

  • Danos ao Cabelo, onde o uso excessivo ou inadequado pode tornar o cabelo frágil, quebradiço e propenso a danos.
  • Irritação do Couro Cabeludo, visto que processo químico acaba por causar lesões na pele e deixar a região mais sensível.
  • Risco de Corte Químico, uma vez que a guanidina não é compatível com outros produtos químicos como o hidróxido de sódio.

Leia também: Alisar e pintar o cabelo no mesmo dia? Entenda se isso é possível e sem causar danos aos fios

Quanto tempo o produto dura sobre o cabelo?

Guanidina

Por fim, não podemos terminar esse conteúdo tem se contar o tempo que a guanidina realmente dura nas madeixas. Embora ela traga um alisamento perfeito e bem interessante, ele acaba temporário, o que necessita de retoques.

Primeiramente, vale destacar que a duração pode variar de pessoa para pessoa e depende de vários fatores, como o tipo de cabelo, a qualidade do produto utilizado e a manutenção adequada.

Dessa forma, o produto pode durar de algumas semanas a três meses, contudo sempre será necessário reaplicá-lo quando as madeixas crescerem.

Vale procurar orientação de um profissional especializado no assunto para minimizar os riscos. Ok?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo da beleza para encontrar os melhores conteúdos que promovam o bem-estar e qualidade de vida das mulheres.

Deixe seu comentário