Início » Cabelo » Descubra como o Álcool pode AFETAR a saúde do seu cabelo, o que fazer para evitar e mais

Descubra como o Álcool pode AFETAR a saúde do seu cabelo, o que fazer para evitar e mais

Que o álcool pode afetar a saúde do organismo, com certeza você já sabia, mas e a saúde do seu cabelo? Pois é!  Além de trazer danos aos órgãos, o excesso da bebida também acaba por afetar a pele e a fibra capilar.

E é justamente por isso, que neste conteúdo, a gente te conta tudo sobre o assunto. Desde os principais malefícios do álcool até como evitar que a bebida estrague as madeixas. Vem ver!

álcool pode afetar a saúde do cabelo

Como o álcool pode afetar a saúde do cabelo?

Antes de qualquer coisa, sim! Vale saber que o álcool pode afetar a saúde do seu cabelo principalmente se você costuma abusar da bebida.  Segundos os especialistas em tricologia médica, o álcool acaba por causar ressecamento da fibra capilar, pois a produção dos óleos essenciais naturais acaba prejudicada levando ao problema.

Além disso, vale pontuar ainda que a bebida também interfere na absorção dos nutrientes pela parede do sistema digestivo. Dessa forma, os fios acabam mais finos e propensos a queda por falta das vitaminas ideais presentes nos alimentos.

Embora pouco se fale sobre os impactos do álcool na beleza, é importante saber que o consumo excessivo leva a uma deficiência nutricional, assim como desequilíbrios hormonais e até mesmo inflamações sobre o corpo.

Tudo isso, por sua vez, acaba interferindo na saúde da pele e do couro cabeludo já que as hastes capilares ficam danificadas e mais curtas, afetando o ciclo completo da fibra capilar. Isso, por sua vez, traz não apenas impacto no crescimento do fio, mas também na presença de falhas. 

Leia também: Colorimetria Capilar: dicas infalíveis para encontrar a cor ideal para seus cabelos

Existe como evitar os danos do álcool as madeixas?

Como vimos, o álcool pode afetar a saúde do cabelo por completo, sendo necessário repensar o consumo da bebida. Embora os especialistas reforcem que não existe uma dose ou forma exata de consumo de álcool, vale considerar o bom senso, assim como trazer alguns cuidados importantes principalmente após beber.

Dentre eles estão:

  • Repouso físico após beber;
  • Melhorar a hidratação;
  • Melhorar a alimentação tornando a rica em nutrientes essenciais para a saúde capilar.

Dicas extras para evitar que o álcool afete a saúde do cabelo

Por fim, vale considerar algumas questões extras para evitar que o álcool acabe por afetar a saúde do cabelo.  Além de evitar o consumo excessivo e crônico da bebida, é válido:

  • Respeitar o tempo de recuperação do corpo;
  • Apostar em produtos capilares que contenham reparadores dos lipídeos do couro cabeludo;
  • Usar óleos reparadores e máscaras de reconstrução de fibra capilar;
  • Apostar em uma alimentação rica em biotina (vitamina B7), silício, selênio, zinco, ferro, vitamina E, vitaminas do complexo B, além de proteínas e ácidos graxos essenciais.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo da beleza para encontrar os melhores conteúdos que promovam o bem-estar e qualidade de vida das mulheres.

Deixe seu comentário