Início » Cabelo » Colorimetria Capilar: dicas infalíveis para encontrar a cor ideal para seus cabelos

Colorimetria Capilar: dicas infalíveis para encontrar a cor ideal para seus cabelos

A colorimetria capilar está entre as técnicas super interessantes para quem deseja mudar a cor das madeixas. Ela envolve a análise das cores naturais e desejadas do cabelo, a fim de determinar a melhor coloração a ser usada.

Se você está em dúvida no que apostar sobre os fios, por exemplo, vale apostar nela para deixar os cabelos ainda mais lindos. E para te provar isso, aqui vão algumas dicas incríveis de como usar a técnica por aí.

Colorimetria Capilar

Afinal, que é a Colorimetria Capilar?

Colorimetria Capilar é o estudo da relação entre as cores e como elas combinam sobre os fios de cabelo. Dessa forma chegar a cor ideal ou então a que mais combina com você acaba mais fácil, uma vez que a combinação dá exatamente um norte de como as cores irão reagir sobre o fio.

Vale lembrar que atualmente o mercado de cosméticos é bastante amplo, o que permite que você modifique as madeixas a partir do uso de cosméticos sejam tinturas ou descolorantes.

Assim entender melhor os princípios básicos da colorimetria, pode ajudar você a escolher a cor de cabelo certa, sem imprevistos.

Leia também: Cabelos curtos com luzes mel: como alcançar um visual perfeito (+ inspirações)

Como usar a colorimetria capilar para escolher a cor certa

Agora que você já entendeu melhor o conceito de colorimetria capilar, vale conhecer algumas dicas de como utilizá-la para chegar a cor ideal das madeixas.  Assim listamos abaixo cinco delas que podem te ajudar.

1. Considere sua cor natural de cabelo

A primeira dica que trazemos por aqui é a cor natural do cabelo. Assim, considerá-la é essencial para apostar em outros tons. Além disso, a cor natural é um bom ponto de partida para escolher uma nova cor.

Se você tiver cabelos escuros, por exemplo, precisará descolorir os fios para obter uma cor mais clara. Já se você tiver cabelos claros, poderá escolher uma cor mais escura sem precisar descolorir.

2. Considere sua pele e seus olhos

Antes de iniciar qualquer procedimento de coloração, também vale considerar a cor da pele e de seus olhos. Isso porque ambos podem ajudar a determinar a cor de cabelo que ficará melhor em você, bem como trazer harmonização facial.

Por exemplo, pessoas com pele clara e olhos azuis geralmente ficam bem com tons de loiro ou mel. Pessoas com pele escura e olhos castanhos, por sua vez, ficam bem com tons de castanho ou preto.

Contudo lembre-se que isso também não é uma regra, sendo seu gosto pessoal ainda super importante.

3. Faça um teste de mechas antes de aplicar a cor em todo o cabelo

Outro procedimento importante vem do teste de mechas. Antes de aplicar a coloração no cabelo inteiro, faça testes em pequenos fios para verificar como está a cor e se o resultado é o desejado. Vale lembrar que será ele que garantirá que a cor que você escolheu é a certa para você.

4. Aposte na Estrela de Oswald para ajudá-la a escolher a cor certa na colorimetria capilar

Outra maneira bem interessante de usufruir da colorimetria capilar é apostar na Estrela de Oswald. Para quem não sabe ela é uma ferramenta que ajuda a visualizar como as cores se combinarão.

Dessa forma, aquelas opostas na Estrela de Oswald se neutralizam. Quer um exemplo? Um tom vermelho pode ser neutralizado por um tom verde, assim como um tom azul neutralizado pelo laranja.

Dessa forma, fica mais fácil compreender como o seu cabelo irá reagir a determinado tom, especialmente se você já tiver tingido ele algum dia.

Você pode gostar de ler: Cabelo Pós Bariátrica: 4 dicas exclusivas para evitar que os fios caiam e quebrem

5. Depois da coloração potencialize os cuidados com cabelos coloridos

Por fim, não podemos terminar esse artigo sem te contar da importância de potencializar os cuidados com os fios após colorir. Mais que escolher a cor certa conforme a colorimetria capilar, vale também deixar os fios saudáveis para representar exatamente a cor que necessita.

Assim aposte em produtos de cabelo que sejam formulados para cabelos coloridos. São eles que ajudarão a manter a cor do seu cabelo vibrante por mais tempo.

Vale ressaltar que você pode buscar um auxílio profissional para fazer a colorimetria e encontrar a cor ideal de cabelo para você!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo da beleza para encontrar os melhores conteúdos que promovam o bem-estar e qualidade de vida das mulheres.

Deixe seu comentário