Início » Cabelo » Outono-Inverno: ESSES são os CUIDADOS que você deve ter com o seu cabelo

Outono-Inverno: ESSES são os CUIDADOS que você deve ter com o seu cabelo

Manter o cabelo lindo no outono-inverno pode ser uma tarefa mais simples seguindo esses cuidados incríveis que listamos para você!

Uma das estações preferidas de muita gente chegou, o Outono, época em que as temperaturas se tornam mais agradáveis por ficarem no meio do caminho entre o frio e o calor. Ao menos na maior parte do país. O problema é que o clima mais seco comum dessa época também pode afetar os fios capilares e por isso, hoje te daremos algumas boas dicas de cuidados para manter o cabelo sempre impecável nesse outono-inverno.

Outono-Inverno ESSES são os CUIDADOS que você deve ter com o seu cabelo
Outono-inverno exige novos cuidados com os fios para mantê-los bonitos e saudáveis. (Imagem: Reprodução/Freepik)

5 cuidados com o cabelo no outono-inverno que vão deixar os seus fios incríveis

O Brasil é um país enorme, e por isso as variações de temperatura, densidade do ar e umidade são muito diferentes a depender da região.

Assim, enquanto no sul e sudeste o outono e o inverno costumam ser mais frios e secos, no norte e nordeste essa estação do ano tende a ser bastante úmida e ainda com temperaturas consideradas elevadas.

Veja também:

Cabelo Oleoso: Por que isso acontece e como EVITAR que os fios fiquem assim

Assim, os cuidados com o cabelo nessa época precisam respeitar essas variações. Mas de forma geral, as dicas que daremos abaixo, vão ser úteis para qualquer que seja o clima em que você está inserida.

1 – Evite lavar o cabelo com água muito quente

Sim, eu sei que para quem mora no sul essa dica pode ser mais difícil de seguir, afinal, há dias no outono-inverno em que as temperaturas facilmente ficam abaixo dos 10º.

Ainda assim, a água muito quente pode fazer com que a raiz do cabelo que já é oleoso, se torne ainda mais oleosa, além de mais prolífica para caspas.

Já para os cabelos cacheados, a junção de tempo seco, frio e água muito quente, tende a dificultar que a hidratação consiga chegar até as pontas do cabelo, resultando em um cabelo ressecado.

Portanto, ainda que seja um pouquinho sofrido, o ideal é sempre lavar os cabelos na água fria, ou morna, proporcionando a selagem das cutilas capilares e evitando os problemas citados acima.

2 – Cronograma capilar

O cronograma capilar nada mais é do que um cronograma de “hidratações” capilares frequentes que garantem que o cabelo recebe a porcentagem de água, óleo e reconstrução que necessita para se manter saudável. No outono-inverno ele se faz ainda mais necessário para evitar o ressecamento dos fios.

Assim, de duas à três vezes por semana, após a lavagem do cabelo, intercala-se a aplicação de máscaras de hidratação e nutrição, que garantem que o cabelo receba os nutrientes que precisa.

E, a depender do fio (com tintura, descoloração, ou natural) de 15 em 15 dias, ou uma vez por mês, aplica-se uma máscara de reconstrução para devolver ao fio a queratina e aminoácidos perdidos pelo uso de químicas e materiais de calor.

Nós explicamos tudo sobre cronograma capilar nesse artigo aqui.

3 – Óleo de finalização antipoluição

óleo capilar cuidados com o cabelo outono-inverno

Aplicar óleo de finalização nos fios é o melhor hábito que você pode inserir no cotidiano de cuidados com o cabelo no outono-inverno.

Atualmente os óleos de finalização possuem diversas propriedades além de apenas ajudar no controle de frizz e alinhamento dos fios. Assim, ao colocá-los na rotina de tratamento, logo após a finalização do cabelo, esse produto vai ajudar a manter o efeito da hidratação feita no cronograma capilar por mais tempo.

Para além disso, os amados óleos de finalização também ajudam a proteger o seu cabelo dos efeitos de poluição diária, que são impulsionados pelo ar mais seco do outono. Assim, você evita o ressecamento e a opacidade do cabelo à curto e longo prazo.

4 – Protetor térmico é LEI

Sim, você pode continuar usando o seu secador, chapinha e babyliss durante o outono-inverno. Mas com bom-senso e sempre aplicando um protetor térmico antes do uso.

O protetor térmico é um produto que cria uma espécie de capa protetora sobre o seu fio. Ao aplicar, ele não permite que a cutícula seja afetada pela temperatura máxima da ferramenta de calor.

Os protetores térmicos podem ser encontrados como um produto solo, ou ainda como componente de outros tipos de produtos. Os principais deles são: creme para pentear, gelatinas capilares, spray de cabelo e outros. Normalmente, eles conseguem proteger os cabelos de temperaturas que chegam até 230º, garantindo brilho, maciez e menos danos.

5 – Cremes de tratamento noturno = amor pelo seu cabelo no outono-inverno

Por fim, nossa última dica de cuidados para o seu cabelo durante o outono-inverno é: adote os cremes de tratamento noturno!

De marcas caras até as mais baratinhas, muitas atualmente possuem esses cremes de tratamento noturno que cuidam e reconstituem os fios enquanto você dorme.

Precisa de exemplos?

As linhas Hialurônico e Cachos dos Sonhos da Elseve são extremamente acessíveis e possuem alto desempenho. O Truss Night Spa da Truss é um produto de valor um pouco mais elevado, mas com resultados que valem cada centavo.

Escolha o que cabe no seu bolso, e bora reforçar os cuidados com o cabelo nesse outono-inverno!

CONFIRA Também:

Água Gelada x Cabelo: Quais são os BENEFÍCIOS disso para os fios

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Formada em marketing, já passei por praticamente todos os campos e áreas da beleza ao longo desses 28 anos de vida. Já fui penteadista e manicure de salão, e ainda hoje atuo de maneira esporádica como maquiadora artística, costureira e figurinista para peças de teatro e audiovisual. Não à toa o amor e interesse pelas áreas de moda e beleza!

Deixe seu comentário