Início » Unhas Decoradas » Como cortar as unhas corretamente? Entenda o passo a passo, dicas e cuidados básicos

Como cortar as unhas corretamente? Entenda o passo a passo, dicas e cuidados básicos

Aprender a cortar as unhas corretamente é um passo importante para garantir a higiene e evitar complicações como as unhas encravadas.  Fato é que nem sempre as pessoas se atentam a isso, o que acaba por gerar problemas no futuro. 

Neste conteúdo, portanto, você descobre como fazer o corte de forma adequada, assim como conhece algumas dicas e cuidados básicos para garantir a saúde das mãos e pés. Vem ver!

Como cortar as unhas corretamente
Como cortar as unhas corretamente

Cortar as unhas corretamente: Como fazer isso sem encravar 

Embora o ato de cortar as unhas seja algo comum na vida das pessoas, saber como fazer isso corretamente faz toda a diferença na hora de evitar processos dolorosos como as unhas encravadas, por exemplo. Vale lembrar que o corte errado também pode prejudicar os dedos, como favorecer o aparecimento de feridas e dermatites. 

Dessa forma criamos um passo a passo de como cortar sem encravar. Olha só: 

Unhas das Mãos 

unhas das mãos
  • Opte por deixar as unhas de molho por uns minutos em água morna. Esse processo hidrata e favorece o corte;
  • Ao invés do cortador prefira o alicate neste caso;
  • Evite cortar a unha tão rente ao dedo. Vale lembrar que após o corte é importante lixar e ao deixar uma sobra a unha ficará no tamanho adequado.
  • Opte por deixar o formato quadrado, contudo se ainda assim prefere unhas arredondadas modele o formato com a lixa e não com o cortador.

Unha dos pés

unhas dos pés
  • Vale lembrar que as unhas dos pés são mais rígidas. Neste caso um escalda pés se faz necessário para cortar as unhas corretamente;
  • O segredo para não encravar está justamente no formato do corte que você escolher. Neste caso opte pelo quadrado, ou seja, sem curvas nas laterais. Vale lembrar que bordas irregulares são campeãs de encravamento e, portanto, devem ser evitadas ao máximo;
  • Por fim, compre um cortador específico para pés já que as unhas são mais reforçadas e não esqueça de lixá-las após o corte.

Leia também:

Como fazer o esmalte durar mais: LEIA essas 6 dicas INFALÍVEIS para cuidar melhor das unhas

Cuidados importantes na hora de cortar as unhas corretamente

Agora que você já sabe como cortar as unhas corretamente é importante descobrir que existem alguns cuidados extras que podem ajudar. 

O principal deles é a ferramenta ideal, afinal as unhas das mãos e pés são diferentes tanto na rigidez como na sensibilidade. Portanto, nada de usar o mesmo cortador para as duas se o que você quer é manter a saúde das unhas. 

cortadores unha

No caso das mãos opte por um cortador menor ou alicate específico. Para os pés busque um cortador mais potente. 

Antes de qualquer corte não esqueça de higienizar as unhas a fim de tornar o processo mais fácil. Além de amolecer a unha, o processo contribui para que microrganismos presentes sejam eliminados e assim não causem nenhum tipo de fungo, ferida ou infecção após o corte. 

higienizar unhas

Por fim tenha sempre a mão um esmalte fortalecedor. Unhas quebradiças precisam de atenção maior. Assim além de cuidar da saúde, alimentação e hidratação para fortalecer suas unhas, busque por produtos que fortalecem a região.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo da beleza para encontrar os melhores conteúdos que promovam o bem-estar e qualidade de vida das mulheres.

Deixe seu comentário