Início » Unhas Decoradas » Tem unhas quebradiças? ESSAS são as principais causas do problema

Tem unhas quebradiças? ESSAS são as principais causas do problema

Estar com as unhas quebradiças é sinal de alerta. Diferente do que se pensa, o problema não é somente uma questão estética, mas também de saúde. Você sabia que nutrientes podem estar faltando no seu corpo? Ou então alguma doença autoimune estar envolvida? Pois é! Tudo isso precisa ser considerado caso esteja acontecendo com você.

Vale lembrar que as causas podem ser variadas e é justamente sobre elas que falamos hoje por aqui. Vem ver!

Unhas quebradiças principais causas. Foto é uma mão com a unha quebrada
Unhas quebradiças: principais causas

Unhas quebradiças: O que pode ser? 

Ter unhas lindas e saudáveis é o objetivo de qualquer mulher. Contudo nem sempre é fácil mantê-las com saúde já que dependendo do caso não é somente uma questão externa. Muitas causas podem estar envolvidas para a quebra da unha e por isso selecionamos por aqui três principais para o problema. Olha só:

Leia também: Unhas em GEL: descubra se é PERIGOSO fazê-las por muito tempo

Micoses e Fungos

A primeira causa das unhas quebradiças está relacionada a micoses e fungos. Isso acontece porque as unhas, principalmente as dos pés, acabam não respirando como deveriam devido aos sapatos. Dessa forma, além de quente o ambiente se torna úmido e propício para o desenvolvimento do problema.

unhas 3

Micoses e fungos acabam por retirar nutrientes importantes das unhas, as deixando então mais quebradiças do que o normal. Portanto se você vem notando regiões mais amareladas ou esbranquiçadas é hora de ligar o alerta e buscar orientação médica. Ok?

Leia também>Ingredientes de COZINHA que podem ACABAR com os FUNGOS NAS UNHAS

Doenças metabólicas 

Assim como micoses e fungos, outra causa bem comum que deixa as unhas mais quebradiças são doenças metabólicas como o diabetes e distúrbios da tireoide.

unhas 1

No caso do diabetes, a doença acaba por deixar as unhas mais finas e fracas devido à vascularização do corpo. Além disso, o amarelado também acaba aparecendo mais vezes já que o excesso de glicose se junta as proteínas de colágeno da unha.

Distúrbios da tireoide, por sua vez, também podem afetar a saúde das suas unhas. Isso acontece porque ela está ligada diretamente aos hormônios. O hipertiroidismo, por exemplo, pode fazer as unhas ter uma aparência mais levantada. Já o hipotiroidismo enfraquece o colágeno presente e permite que as unhas quebrem com mais facilidade.  

Alopécia Areata também é uma das causas de unhas quebradiças

Por fim, não podemos deixar se citar a alopécia areata. A doença é uma doença inflamatória que afeta cabelos e unhas. Ela é uma doença autoimune, ou seja, quando o próprio corpo ataca o organismo. 

unhas 2

Embora seja ligada diretamente ao cabelo, a doença pode afetar as unhas deixando-as mais quebradiças e também fazê-las cair literalmente. 

Por fim, aqui vai um conselho! Caso você esteja com as unhas mais quebradiças, não deixe de buscar orientação médica, combinado? Cada causa citada por aqui pode ser controlada e tratada quando diagnosticada e por isso merece atenção. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Jornalista, pós-graduanda em Marketing Digital e apaixonada pelo SEO. Explorando o mundo da moda e da beleza há mais de um ano para encontrar os melhores produtos e dicas que promovam o bem-estar das pessoas.

Deixe seu comentário