Início » Unhas Decoradas » Unhas em GEL: descubra se é PERIGOSO fazê-las por muito tempo

Unhas em GEL: descubra se é PERIGOSO fazê-las por muito tempo

Unhas em gel estão entre as sensações das nail arts femininas. É difícil encontrar uma mulher que ainda não tenha se aventurado a técnica de deixar as unhas mais longas e bonitas por mais tempo. Contudo recentemente um novo estudo publicado na revista científica Nature Communications trouxe um alerta sobre o uso excessivo das unhas em gel e o quanto ele é perigoso para a saúde. 

Com foco em desvendar o motivo é que criamos esse conteúdo por aqui. Se você é adepta da técnica, então não deixe de ler!

Unhas em gel é perigoso. Foto aparece uma mão secando as unhas em um secador de esmaltes
Unhas em gel em excesso é perigoso

Por que fazer unhas em gel em excesso é perigoso?

A técnica de alongamento de unhas em gel é capaz deixar a unha não só mais alongada, mas também proporcionar unhas bem feitas por mais dias do que a manicure tradicional. Tudo isso acaba por poupar tempo, dinheiro e claro elevar a autoestima feminina, sendo então cada vez mais aderida no universo feminino. 

unhas gel

Contudo, o excesso do uso da técnica tem sido bastante questionado nos últimos tempos. Embora ajude a mulher a não roer unhas, ela é formada por produtos tóxicos já que usam elementos químicos sobre o gel. 

O contato deles com a pele, por sua vez, acaba por favorecer doenças e ser fator de risco para o seu desenvolvimento. Uma delas inclusive é o câncer de pele. 

Vale lembrar que unhas em gel requerem uma secagem do esmalte especial, a qual utiliza um secador de raios UV. O problema é que o uso desse aparelho em excesso acaba por tornar o processo perigoso já que a exposição a irradiação é elevada. 

unhas gel

Portanto, o procedimento de unhas em gel em excesso pode ser realmente perigoso devido a essa exposição aos raios UV sem descriminação. Conforme o tempo de uso, o equipamento pode afetar as células das mãos e proporcionar o aparecimento do câncer.

Leia também>Blush Nails é a NOVA tendência de Nail Art: Saiba como fazer em casa

O que diz o novo estudo publicado? 

Como vimos acima, um dos problemas das unhas em gel é o processo perigoso que envolve a secagem do esmalte. 

O novo estudo intitulado como “Danos no DNA e mutações somáticas em células de mamíferos após irradiação com secador de esmalte”, por exemplo, explica que o problema está na exposição prolongada.

unhas gel 3

Dados revelam que as lâmpadas UV conseguem modificar o DNA Humano e assim favorecer a morte celular. Todo esse processo é um prato cheio para o desenvolvimento do câncer de pele já que alguns danos não conseguem se recuperar a tempo de uma nova ida a manicure. 

O estudo também revela que uma única radiação do equipamento por 20 minutos consegue ocasionar mais de 20% da morte celular.  Assim exposições consecutivas elevam ainda mais esses números.

Portanto fica claro que ao secar as unhas em gel, o processo se torna perigoso e deve ser repensado. 

Recomendações para tornar o uso das unhas em gel menos perigoso 

A boa notícia é que existe uma forma de tentar proteger as mãos durante o processo das unhas em gel e assim torná-lo menos perigoso. 

unhas gel 4

Vale lembrar que mulheres que vão com frequência ao salão estão mais propensas a desenvolver a doença se comparada àquelas que não são tão frequentes. 

Portanto, se você faz o procedimento todo mês é hora de rever os hábitos. Diminuir a frequência pode ajudar. Outro ponto importante é solicitar a manicure o uso de luvas protetoras, as quais deixam apenas as unhas em gel que precisam secar em exposição, tornando assim o processo menos perigoso. Combinado? 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo da beleza para encontrar os melhores conteúdos que promovam o bem-estar e qualidade de vida das mulheres.

Deixe seu comentário