Início » Unhas Decoradas » Unhas com manchas brancas ou listradas: o que é, como evitar e mais

Unhas com manchas brancas ou listradas: o que é, como evitar e mais

Cuidar das unhas é um passo muito importante para garantir nail arts incríveis e cheias de saúde. Contudo não é incomum as pessoas se depararem com unhas com manchas brancas ou então listradas sobre o tecido. Afinal, isso é prejudicial? Vale procurar um médico?

Para responder essas e outras questões, o Boa Dica de Beleza criou esse post por aqui. Nele você descobre tudo sobre o problema. Vem ver!

Unhas com manchas brancas ou listradas. Foto mostra dedos com as unhas das mãos com manchas brancas

O que são unhas com manchas brancas ou listradas?

Se você já se deparou com unhas com manchas brancas ou listradas, com certeza vai se identificar com esse post.

Chamada de leuconíquia, a condição traz manchas esbranquiçadas no tecido, bem como listras bem marcadas com a mesma cor.

Ela é uma condição comum que pode ser causada por uma variedade de fatores, desde fatores inofensivos, que somem conforme a unha cresce até problemas mais sérios de saúde.

Normalmente são diagnosticadas como pequenas lesões nas unhas, que acontecem no dia a dia ao bater as unhas em objetos duros, por exemplo, mas podem acontecer devido a outros problemas.

Sobre a saúde das unhas: Preste atenção NISSO para evitar FUNGOS nas unhas

Causas possíveis do problema

Embora sejam muitas vezes inofensivas, as manchas brancas ou listradas nas unhas também podem acontecer por diversas razões. Dentre as mais comuns, por exemplo, estão:

  • Traumas – onde uma pancada ou arranhão acabam por causar danos à matriz da unha, sendo a área onde a unha cresce. As manchas, neste caso, acontecerão conforme a unha crescer.
  • Deficiência nutricional – a qual pode acontecer caso você não esteja se alimentando direito. Neste caso as unhas indicam que falta de certos nutrientes, como cálcio, zinco ou vitamina B12 podem estar acontecendo no organismo. Além das manchas, as unhas também podem acabar mais quebradiças.
  • Doenças – onde doenças, como psoríase, vitiligo e infecções fúngicas, por exemplo, podem vir a se desenvolver no organismo, bem como afetar também as unhas.
  • Medicamentos – que podem trazer as manchas como efeito colateral. Antibióticos e tratamentos oncológicos, por exemplo, podem ter esse efeito.

Existe como evitar unhas com manchas brancas ou listradas?

Agora que você já sabe o que é e o que pode causar unhas com manchas brancas ou listradas, pode estar curioso para saber como evitar o problema, não é mesmo? A boa notícia é que sim.

Para fazer isso, no entanto, vale usar luvas ao realizar atividades que possam danificar as unhas. Também considerar tratar o problema de saúde para diminuir a incidência das manchas sobre as unhas. Além disso, vale evitar o uso de produtos químicos agressivos, bem como manter uma dieta alimentar equilibrada. Combinado?

Você também pode gostar de ler: Esses são os alimentos essenciais para fortalecer as unhas

Quando procurar orientação médica

Por fim, vale saber que unhas com manchas brancas ou listradas não requerem tratamento na maioria das vezes. Como dito acima, elas se referem a pequenas lesões, as quais acontecem por algum impacto sobre a unha. Conforme o tecido crescer, por sua vez, o problema também desaparecerá.

Contudo, se as manchas forem grandes ou se não desaparecerem em alguns meses vale sim buscar orientação médica para um diagnóstico mais preciso. Além disso, vale buscar ajuda também sempre que as manchas vierem com outros sintomas como dor, inchaço, vermelhidão ou algum sinal de infecção. Ok?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Jornalista, pós-graduanda em Marketing Digital e apaixonada pelo SEO. Explorando o mundo da moda e da beleza há mais de um ano para encontrar os melhores produtos e dicas que promovam o bem-estar das pessoas.

Deixe seu comentário