Início » Cabelo » Reconstrução capilar caseira: dicas e truques para fazer você mesma!

Reconstrução capilar caseira: dicas e truques para fazer você mesma!

Que a reconstrução capilar é um processo importante para dar vida aos fios do cabelo, todo mundo já sabe. Contudo você já ouviu falar sobre a reconstrução capilar caseira? 

Ela é aquela criada em casa e que tem como objetivo reconstruir a fibra capilar com truques mais simples, contudo com grande resultado. Por isso, neste conteúdo, te constamos tudo sobre o assunto. Vem ver!

reconstrução capilar caseira

Afinal, o que é a reconstrução capilar caseira?

Reconstrução capilar caseira é um tratamento capilar que visa fortalecer e restaurar a saúde dos fios danificados.

Contudo diferente daquela realizada em salão, o processo acaba sendo criado em casa, com ingredientes naturais e produtos específicos para o seu tipo de cabelo.

Dessa forma, você consegue criá-la de forma personalizada, com produtos que gosta e que tem preferência.

Leia também: Melhores cremes para cabelos cacheados: indipensáveis para se ter em casa

Como criar a reconstrução capilar em casa: passo a passo

Para criar uma reconstrução capilar em casa, no entanto, é necessário seguir alguns passos. Assim como ter em mente alguns truques extras que farão diferença no resultado.

1. Lave as madeixas

Em primeiro lugar, toda reconstrução capilar em casa começa ainda na higiene dos fios. Dessa forma lave as madeixas de forma profunda, dando espaço para um shampoo antirresíduos.

A ideia aqui é remover qualquer acúmulo de produtos capilares e abrir as cutículas dos fios, permitindo que os ingredientes da cobertura penetrem melhor.

2. Escolha um tratamento reconstrutor

reconstrução capilar caseira

Após a limpeza é hora de escolher o tratamento reconstrutor que você precisa. Aqui analise bem seus fios e busque aquele para atender exatamente a necessidade. Em caso de ressecamento, por exemplo, aposte em produtos com queratina.

O tipo de tratamento, por sua vez, irá variar conforme o gosto pessoa. Existem máscaras capilares, ampolas de tratamento e produtos crus com a composição.

3. Aplique o tratamento e deixe agir 

Após escolher é necessário aplicar sobre os fios. Siga as instruções do produto. Geralmente, você vai aplicar o produto nos fios úmidos, massageando-o do meio para as pontas, evitando a raiz.

Distribua o produto de maneira uniforme por todo o cabelo. Também deixe o agir. O tempo de espera, por sua vez, vai depender do fabricante. Ele poderá variar entre 10 a 30 minutos.

4. Retire o produto e condicione

Ao passar o tempo da reconstrução capilar em casa é hora de retirar o produto. Lembre-se que existe um tempo ideal para manter o produto sobre o fio, uma vez que após ele haverá mais malefícios do que benefícios. Portanto, respeite o período. Ok?

Uma vez retirado, lave as madeixas novamente e condicione conforme a rotina diária.

5. Finalize com um protetor térmico

Por fim, finalize a reconstrução capilar em casa com um bom protetor térmico, principalmente se pretende utilizar secador e chapinha.

Você pode gostar de ler: Shampoo sem sulfato: o que é, para quem é indicado e melhores marcas

Dicas extras para a reconstrução capilar caseira ideal

reconstrução capilar caseira
  • Não exagere na frequência de reconstruções capilares, pois o excesso de queratina pode deixar os fios rígidos e quebradiços.
  • Adapte a frequência da permanência segundo a condição do seu cabelo. Cabelos mais danificados, por exemplo, podem precisar de tratamentos mais frequentes do que cabelos saudáveis.
  • Mantenha uma rotina de cuidados capilares equilibrada, incluindo hidratação e nutrição, além da proteção. Todo esse processo irá ajudar você a ter madeixas lindas e saudáveis.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo da beleza para encontrar os melhores conteúdos que promovam o bem-estar e qualidade de vida das mulheres.

Deixe seu comentário