Início » Outros » Qual a diferença da bota e do coturno?

Qual a diferença da bota e do coturno?

As botas de couro feminina são parte da composição de diversos looks há muitos anos. Por sua versatilidade, elas acabam se tornando uma espécie de curinga na hora de se decidir por um calçado que sirva para diversas ocasiões.

Mas há um tipo específico de botas – os coturnos – que possuem características muito peculiares e que acabam por confundir bastante gente na hora de compreender melhor qual o mais apropriado para cada ocasião.

Grosso modo, todo coturno é uma bota… mas nem toda bota é coturno. Quer entender melhor como isso funciona!

Botas de combate

A origem do coturno, como muita coisa na moda, não é voltada para o ramo. Essas botas foram projetadas para serem fortes, resistentes e grossas para proteger os pés diante de… atividades militares e de combates. Sim! Eram calçados voltados especialmente para soldados.

Durante as Guerras Mundiais e outros conflitos, os coturnos se tornaram padrão em muitos exércitos ao redor do mundo devido à sua funcionalidade e resistência. Com o tempo, eles também se tornaram um ícone de moda e estilo.

E aí, ao ser adaptada para o uso no dia-a-dia, os coturnos começaram a ganhar ares mais simpáticos e até detalhes delicados, embora ainda mantenham o ar robusto perante as outras botas de couro. 

Para um modelo ser considerado coturno, geralmente ele tem como características:

  • sola mais grossa
  • visual mais “pesado”
  • cano de curto a médio
botas femininas para 2024

Já as botas femininas possuem características diversas, a depender do modelo. No entanto, elas são geralmente mais finas e leves.

  • bota over the knee: de cano altíssimo, cobrindo os joelhos.
  • bota chelsea: conhecida por detalhes em elástico, geralmente cano baixo.
  • bota knit: possui a ponta mais fina e saltos de médio a alto
  • bota western: umas das principais tendências do ano, traz um visual country.

Ideias de looks com coturnos

Assim como muitas botas de couro femininas, os coturnos podem ser utilizados com uma grande variedade de looks. Atualmente, os principais modelos trazem detalhes interessantes como apliques, fechamentos diferentes e até brilho.

Roupas que combinam com Coturno

Saia midi e oversized 

Uma boa pedida para um look casual é combinar o coturno com saia midi e blusas mais largas, as chamadas oversized.

É um look urbano e sem muitas pretensões, mas que se torna ideal para o dia-a-dia. Muitas celebridades sempre apostam nessa combinação para sair durante o dia.

Vestidos

Um exemplo de look mais sofisticado mescla vestidos de lã com meia calças. Use o coturno de cano alto que vai ser sucesso!

Macacão

Também dá para combinar o macacão com o coturno, sem problemas. Se ele for de um tecido mais leve, por exemplo, o look não ficará tão denso e você ainda pode ousar em acessórios como pulseiras e brincos.

Visual rock

O coturno também traz um visual mais rock festival para o look. Ele combina bem com jeans no geral e acessórios como correntes e bandanas e é um dos calçados favoritos de quem frequenta shows e eventos do tipo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário