Início » Cabelo » Óleos Essenciais para queda de cabelo: os 5 melhores de 2023

Óleos Essenciais para queda de cabelo: os 5 melhores de 2023

Se você está buscando solução para a queda de cabelo, saiba que alguns óleos essenciais podem surtir um efeito satisfatório nesse tratamento.

Há certo tempo que os óleos essenciais entraram no radar das pessoas, que aos poucos vão descobrindo mais e mais os seus benefícios. Para quem sofre com a queda de cabelo, por exemplo, os óleos essenciais podem representar uma solução natural e com muito menos efeitos colaterais do que outras alternativas químicas.

Óleos Essenciais para queda de cabelo: os 5 melhores de 2023

O poder dos óleos essenciais no tratamento da queda de cabelo

Com inúmeros benefícios comprovados para o tratamentos relacionados ao estresse, distúrbios do sono e fortalecimento do sistema imunológico, os óleos essenciais também passaram a chamar a atenção de parte da indústria cosmética.

Leia também: Cosméticos VEGANOS: por que preferir esse tipo, vantagens e mais

Com novos estudos científicos avançando sobre as propriedades desses produtos, descobriu-se que alguns óleos são muito eficientes nos tratamentos de queda de cabelo, incluindo a alopecia.

A seguir nós listamos os 5 principais tipos que mais fazem efeito nesses casos.

Lavanda

Óleos Essenciais para queda de cabelo lavanda

O óleo essencial de lavanda possui propriedades antibacterianas e antioxidantes que melhoram a saúde capilar, promovendo um crescimento mais rápido do cabelo.

Para além disso, o óleo de lavanda é largamente reconhecido por sua eficácia nos tratamentos de estresse e outros problemas emocionais que podem ter como consequência a queda de cabelo.

Óleo essencial de Hortelã

O óleo essencial de hortelã é um dos mais eficientes no tratamento da queda de cabelo e crescimento capilar devido à sua função vasodilatadora.

Ao impulsionar a circulação sanguínea, esse óleo permite que uma quantidade de nutrientes muito maior chegue até o folículo capilar, fortalecendo rapidamente os fios já existentes, e acelerando o crescimento dos fios novos.

Alecrim

O óleo essencial de Alecrim possui tantas propriedades benéficas para o cabelo, que um de seus estudos mais famosos é realizando a comparação entre esse óleo e o Minoxidil.

Minoxidil é um químico famoso no tratamento da queda e crescimento capilar, e um dos poucos com eficácia realmente reconhecida.

O Alecrim possui propriedade antifúngicas e antibacterianas, que ajudam na prevenção de caspas e outros tipos eczemas do couro cabeludo. Além disso, ele também tem poder vasodilatador, que ajudam na circulação sanguínea e promove o crescimento acelerado, e fortificado, do cabelo.

Melaleuca

O óleo de Melaleuca é mais um que possui propriedades antibacterianas, que ajudam a tratar o couro cabeludo, livrando-o de infecções que possam estar enfraquecendo o fio de cabelo.

A melaleuca também tem o poder de fortificar o cabelo, engrossando os fios e tornando-os mais resistentes à agentes externos.

Cedro

O Cedro é outra planta com fortes propriedades antifúngicas, evitando e/ou tratando casos de caspas e eczemas capilares que podem ser os responsáveis pela queda capilar.

Esse óleo também tem o poder de limpar os folículos capilares do sebo e gorduras naturais ali acumulados,  desobstruindo-os e permitindo que o fio de cabelo cresça livremente e de forma saudável.

O óleo essencial de Cedro é um dos que possui eficácia comprovada nos tratamentos de alopecia, e por isso é um dos mais indicados.

Óleos essenciais precisam ser usados com cuidado

Óleos Essenciais SEMPRE precisam ser diluídos em um óleo vegetal.

Apesar de todos os benefícios que cada um desses óleos essenciais é capaz de gerar, seu uso deve ser feito com muita atenção e cuidado.

Esse tipo de produto possui uma grande concentração de componentes das plantas que os origina, o que pode torná-los tóxicos se usados sozinhos ou em grande quantidade.

Ou seja, você nunca deve aplicar o óleo essencial puro diretamente na pele ou no couro cabeludo.

Para usar esse tipo de produto, dilua em um óleo transportador. Este, nada mais é do que um óleo vegetal comum. Alguns exemplos são o óleo de coco, de amêndoa doce ou de girassol.

Para além disso, antes de aplicar o óleo essencial já diluído no couro cabeludo, você deve fazer um teste de alergia.

Por fim, pegue uma pequena quantidade do óleo essencial já diluído em um óleo transportador, e aplique na região interna do cotovelo. Feito isso, aguarde 24 horas e análise se houve alguma alteração da pele, seja por vermelhidão, coceira, ou algo do tipo.

Caso sim, suspenda o uso do óleo pois você provavelmente é alérgico ou possui algum nível de sensibilidade a ele. Caso não, pode iniciar o tratamento.

CONFIRA Também:

Cabelo Oleoso: Por que isso acontece e como EVITAR que os fios fiquem assim

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Formada em marketing, já passei por praticamente todos os campos e áreas da beleza ao longo desses 28 anos de vida. Já fui penteadista e manicure de salão, e ainda hoje atuo de maneira esporádica como maquiadora artística, costureira e figurinista para peças de teatro e audiovisual. Não à toa o amor e interesse pelas áreas de moda e beleza!

Deixe seu comentário