Início » Maquiagem » Maquiagens: 3 motivos para se ATENTAR a data de validade dos produtos

Maquiagens: 3 motivos para se ATENTAR a data de validade dos produtos

As maquiagens estão entre os produtos queridinhos das mulheres e se atentar a data de validade é essencial para garantir a beleza e saúde da pele.

É difícil achar quem não possua um kit, mesmo que básico, para auxiliar em casa. O problema é quem usa pouco nem sempre fica atenta ao prazo de validade dos produtos, algo extremamente prejudicial.  

Para você que tem esse costume, não deixe conferir este post até o final. Aqui listamos três bons motivos para você se atentar ao prazo. Vem ver!

Maquiagens data de validade
Maquiagens data de validade

3 motivos para não esquecer a data de validade da sua maquiagem

Trocar a maquiagem é um passo importante na rotina da mulher. 

Embora existam produtos que nem foram abertos na necessáire é essencial fazer a troca das maquiagens quando a data de validade expirar. Mesmo que a ação seja dolorosa, já que às vezes é um produto que você gosta muito ou então nem teve a oportunidade de usar, a troca é fundamental para garantir a sua saúde. 

E é pensando justamente nos malefícios de uma maquiagem vencida que listamos abaixo três motivos pelo qual você precisa desapegar. Olha só:

1- A pele pode desenvolver algum tipo de alergia 

O primeiro deles diz respeito a saúde da pele. Ao estarem abertas as maquiagens podem desenvolver bactérias e fungos e quando vencidas este processo se potencializa ainda mais. 

alergia rosto

Portanto, quando o prazo expira é essencial evitar fazer o uso do produto já que a pele pode ser contaminada e trazer infecções e alergias nada agradáveis. Acnes e erupções cutâneas são muito comuns, por exemplo.

2- Cores podem desbotar e o produto deixar de fixar

Outro problema causado pelas maquiagens com data de validade vencida diz respeito ao princípio ativo do produto.

paleta sombra

Quando o prazo expira esses elementos acabam deixando de funcionar corretamente colocando toda sua beleza em risco já que produtos criados para fixar na pele podem não fazer mais o efeito. Além disso, os pós podem se mostrar mais quebradiços e difíceis de se trabalhar. 

Leia também:

Dicas para fazer a MAQUIAGEM durar MUITO no verão

3- Maquiagens para os olhos com data de validade vencida traz infecções oculares 

infecção olho

Caso você ainda não tenha se convencido saiba que o uso de maquiagens vencidas são campeãs em trazer infecções oculares. Dentre as mais registradas, por exemplo, estão conjuntivites causadas pelo uso do lápis ou sombras antigas. 

Delineadores e outros produtos podem irritar a pele do olho e deixá-lo bem sensibilizado.

Existe como fazer a maquiagem durar mais tempo? 

Que o descarte da maquiagem vencida é o ideal, não se tem mais dúvidas, porém uma das perguntas comuns das mulheres é se existe uma forma de fazer a maquiagem durar mais tempo.

É importante deixar claro que cada fabricante propõe o tempo de validade adequado. Neste caso há produtos que podem durar seis meses e outros até 24 meses segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia. O ideal é ficar atento ao prazo e descartar sempre que ele vencer. 

Já uma forma de fazer a maquiagem durar mais tempo ela estando dentro do tempo é fazer a higiene das mãos antes de utilizar o produto, assim como também não compartilhar com outras pessoas a fim de evitar contaminação cruzada. Uma outra pessoa pode estar com alguma conjuntivite e te passar pelo compartilhamento de um pincel ou produto, por exemplo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Jornalista, pós-graduanda em Marketing Digital e apaixonada pelo SEO. Explorando o mundo da moda e da beleza há mais de um ano para encontrar os melhores produtos e dicas que promovam o bem-estar das pessoas.

Deixe seu comentário