Início » Maquiagem » O estresse pode estar PREJUDICANDO a sua BELEZA – entenda por que

O estresse pode estar PREJUDICANDO a sua BELEZA – entenda por que

A relação entre o estresse e a beleza é bem íntima. Temos certeza que alguma vez na vida você já ouviu a expressão “Dormir para restaurar o sono da beleza”, não é verdade? Isso acontece porque a qualidade do sono, a alimentação e nossa saúde mental afeta diretamente a nossa pele e proporciona inclusive o envelhecimento. 

Neste conteúdo, portanto, você entende melhor essa relação e por que evitá-la é necessária. Acompanhe. 

estresse prejudicando beleza
Estresse prejudica a beleza

Estresse prejudica a beleza? Entenda o motivo 

Embora o estresse seja uma resposta natural do organismo aos momentos desafiadores, a longo prazo ele pode desencadear uma série de desequilíbrios ao organismo desde o desenvolvimento de doenças até mesmo na qualidade da nossa pele. 

Isso acontece porque o estresse é uma consequência do hormônio cortisol, o qual é estimulado nas situações desafiadoras e coloca nosso organismo em atenção. Contudo ao ser em excesso os efeitos acabam sendo oxidativos, o que traz desequilíbrio e danos a nossa saúde e inclusive a pele.

Os efeitos do estresse na beleza da pele

Dentre os efeitos nocivos do estresse na pele estão diversas reações fisiológicas como o aparecimento da acne, sensibilidade da pele e até mesmo seu ressecamento e envelhecimento. 

acne

Nós listamos a seguir alguns dos efeitos físicos desenvolvidos pelo estresse. Se você vem sentindo eles de forma frequente talvez seja hora de repensar não só seus hábitos de vida como alimentação e sono, mas também como está sua saúde emocional. Olha só:

Envelhecimento da pele

O estresse pode realmente estar prejudicando a sua beleza e proporcionando o envelhecimento da sua pele

envelhecimento pele

Vale lembrar que o maior órgão do corpo humano possui uma ligação direta com o sistema nervoso e com isso os períodos de estresse acabam favorecendo o cansaço da região, bem como favorece o aparecimento das linhas de expressão, algo temível pelas mulheres.

Unhas enfraquecidas

unhas enfraquecidas

Outro problema desenvolvido pelo estresse na nossa beleza são nas unhas. Os efeitos nocivos do cortisol acabam afetando a qualidade delas, onde se tornam mais enfraquecidas. Neste caso quando o nível de estresse está alto as unhas apresentam descamações, quebras e até mesmo descoloração.

Leia também:

É adulta e está com acne? Seus hábitos podem estar influenciando nisso – EVITE

Queda de cabelo

E se as unhas são afetadas saiba que o cabelo também sofre neste caso. A beleza, o brilho e a força das madeixas acabam se perdendo, assim como a queda de cabelo é certeira em caso de cortisol elevado.

queda capilar

Embora seja comum perdemos cabelos diariamente, o estresse potencializa a queda e proporciona até mesmo falhas no couro cabeludo dependendo da situação, o que deixa a nossa beleza em risco. Portanto se você vem sofrendo com a queda talvez seja hora de repensar os hábitos e investigar os motivos.

Perda de Viço

Por fim, não podemos deixar de falar na beleza em geral já que o estresse favorece a perda de viço que a nossa pele possui. Neste caso a pele perde o brilho e a uniformidade, assim como favorece o aparecimento de manchas.

Os radicais livres, por exemplo, são os principais vilões e acabam ganhando força com o cortisol. Além disso, ele pode piorar doenças cutâneas pré-existentes. 

Portanto lembre-se: A beleza está diretamente ligada ao estresse, assim é essencial desacelerar e viver uma vida mais tranquila se você quer se manter linda e saudável. Combinado?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Jornalista, pós-graduanda em Marketing Digital e apaixonada pelo SEO. Explorando o mundo da moda e da beleza há mais de um ano para encontrar os melhores produtos e dicas que promovam o bem-estar das pessoas.

Deixe seu comentário