Início » Cabelo » Descubra aqui se crianças podem pintar o cabelo e qual é a idade recomendada para fazer isso

Descubra aqui se crianças podem pintar o cabelo e qual é a idade recomendada para fazer isso

O ato de pintar o cabelo é algo comum na sociedade, tanto homens como mulheres, apostam na técnica para mudar o visual. Contudo quando o assunto são as crianças, sempre aparece a dúvida se pode ou não pode deixar pintar o cabelo. Existe idade recomendada?. Neste conteúdo, por sua vez, você descobre tudo sobre o assunto. Acompanhe.

crianças podem pintar o cabelo

Afinal, crianças podem pintar o cabelo?

A resposta é não! Crianças não podem ou não devem pintar o cabelo. Embora os pequenos adorem cores e sejam instigados a se inspirar em seus pais, a recomendação é que os fios deles não recebam a coloração.

Vale lembrar que a tinta é um produto químico e pode irritar o couro cabeludo da criança. Além disso, não é incomum surgir algum tipo de reação alérgica grave, a qual pode acompanhá-la para o resto da vida.

Sem contar que a fibra capilar também pode sofrer neste caso, assim como deixar os fios da criança mais ressecados e quebradiços.

Caso você, responsável pelo pequeno, ainda não esteja convencido, vale saber que pintar os cabelos está relacionado a autoestima das crianças. Normalmente o desejo delas está muito mais relacionado a sua aceitação de imagem perante aos pais. Portanto vale considerar essa questão antes de qualquer escolha. Combinado?

Leia também: Corte de Cabelo de Cria para cabelo liso: as 4 melhores ideias para se inspirar

Qual a idade ideal para permitir este tipo de técnica?

crianças podem pintar o cabelo

Mas calma! Se as suas crianças estão insistindo bastante para pintar o cabelo vale saber que existe sim uma idade ideal para começar a tingir os fios.

Segundo os dermatologistas, tanto colorir como descolorir os fios das crianças, podem acontecer após os 12 anos, portanto, na adolescência.  Contudo vale lembrar que as intervenções, mesmo nesta idade, precisam acontecer de forma moderada.

Além disso, é necessário buscar produtos específicos para crianças como aqueles sem amônia, sem chumbo e também água-oxigenada.

Alternativas para as crianças que querem pintar o cabelo

crianças podem pintar o cabelo

Por fim, agora que você já entendeu melhor que pintar o cabelo das crianças é desaconselhável, vale saber que existem alternativas para driblar a vontade da criançada.

Como vimos acima, a mudança no visual pode ser uma questão psicológica, porém também pode estar envolvida a moda e febre dos famosos. Um exemplo disso, vem dos próprios jogadores de futebol, onde costumam descolorir as madeixas e assim influenciar diversas crianças a fazer o mesmo.

A boa notícia é que existem alternativas para você usar neste caso até que o pequeno atinja a idade adequada. Dentre elas está o uso dos sprays coloridos com base d’água.  Vale lembrar que ele permite a coloração de forma passageira, assim como é bem fácil de retirar no banho.

Outro ponto importante é não utilizar papel crepom. Embora ele seja bastante utilizado nestes casos, vale saber que a tinta do produto pode conter alguns elementos que afetam a fibra capilar. Assim como pode afetar a retirada, uma vez que a tinta pode ser de difícil remoção.

Leia também: Listamos as MELHORES opções de Spray Fixador para Penteados que você PRECISA ter em casa

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Jornalista, pós-graduanda em Marketing Digital e apaixonada pelo SEO. Explorando o mundo da moda e da beleza há mais de um ano para encontrar os melhores produtos e dicas que promovam o bem-estar das pessoas.

Deixe seu comentário