Início » Cabelo » Usar secador faz mal para o cabelo? Veja o que os especialistas dizem

Usar secador faz mal para o cabelo? Veja o que os especialistas dizem

Usar secador no cabelo é uma verdade incógnita para as mulheres quando o assunto são os malefícios. Afinal, usar todos os dias o aparelho faz mal? E depois do cronograma capilar, tem algum problema?

Por isso, neste conteúdo, decidimos ir atrás da opinião de especialistas no assunto, a fim de esclarecer melhor o assunto e claro te contar tudo sobre ele. Vem ver!

usar secador no cabelo faz mal

Afinal, usar o secador faz mal para o cabelo?

Que o secador é um equipamento queridinho na hora de finalizar os fios, todo mundo já sabe. Contudo, seu uso ainda é debatido entre os especialistas da beleza, principalmente quando se fala da saúde da fibra capilar.

Na web, muito cabeleireiros, pontuam que sim! O secador pode ser sim um grande vilão das madeixas caso não utilizado de forma adequada, ou no período correto.

Contudo, outros afirmam que depende da saúde presente no fio. Isso porque um fio saudável e protegido com protetores térmicos pouco sofrerá com a temperatura.  Por outro lado, o uso diário e sem qualquer proteção, pode sim fazer com que a fibra perca água e consequentemente se torne mais seca e quebradiça.

Leia também: Shampoo no Comprimento do Cabelo: pode ou não pode?

E depois do cronograma capilar pode usar o aparelho?

Uma dúvida sobre usar o secador no cabelo também diz respeito após tratamentos capilares. Como vimos mais acima, a maioria dos cabeleireiros na web afirma que usar todo dia o equipamento é mais prejudicial do que se usá-lo esporadicamente.

Contudo, uma dúvida pertinente é referente ao cronograma capilar, afinal após tratadas, as madeixas ainda correm risco ao usar o equipamento?

Segundo Abner Matias, um dos cabeleireiros queridinhos no YouTube, sim! As madeixas que passam por hidratação podem ter o tratamento afetado com o secador, sendo este não recomendado para o processo.

Em seu vídeo, Matias explica que independente se você fizer ou não um tratamento, o uso do secador pode acontecer, desde que os fios estejam protegidos. Contudo, se o seu cabelo estiver descolorido, ou então aparentar fios mais porosos e elásticos, a recomendação é outra, principalmente se o tratamento utilizado for a hidratação.

Ele explica:

Se você tem um cabelo descolorido, se você tem um cabelo poroso, se o seu cabelo está elástico e você fez hidratação. […] Você colocou água no cabelo, você fez um tratamento de hidratação. No dia, eu acho recomendável que você não escove logo de cara. Espere ele secar pelo menos uns 60% para aí você ir lá e fazer uma escova. […] Porque lembrando que o calor, ele faz a água evaporar, então quando você hidrata e seca o cabelo logo em seguida, mesmo fazendo a proteção, você acaba que evapora parte do seu tratamento.

Já quando o processo for de nutrição, a recomendação é que todos os resíduos de óleos utilizados para nutrir as madeixas sejam retirados antes de usar o secador no cabelo. Isso porque o calor com óleo pode afetar realmente as madeixas.

No dia de nutrição pode secar o cabelo? Pode! Mas ele tem que estar muito bem enxaguado, tem que secar bem protegido e é muito importante levar a sério essa questão que você pode fritar o seu cabelo.

Por fim, na reconstrução, o especialista pontua que sim! O período do cronograma que mais faz sentido usar o secador do cabelo é na reconstrução por permitir que o calor ajude a selar mais a barreira protetora do fio criada com os produtos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Jornalista, pós-graduanda em Marketing Digital e apaixonada pelo SEO. Explorando o mundo da moda e da beleza há mais de um ano para encontrar os melhores produtos e dicas que promovam o bem-estar das pessoas.

Deixe seu comentário