Início » Unhas Decoradas » Unhas: 7 dicas de respeito para evitar que elas quebrem

Unhas: 7 dicas de respeito para evitar que elas quebrem

Unhas quebradiças são mais comuns do que se pensa, assim como uma “pedra no sapato” das mulheres que buscam estar sempre com as mãos e pés impecáveis. A boa notícia é que existem boas dicas para contornar o problema e é justamente sobre isso que vamos falar hoje. Se você está enfrentando o problema diariamente, salve esse post por aí.

unhas dicas para evitar que quebrem. Foto mostra mão com a unha quebrada

Unhas quebradiças: sete dicas para você levar no bolso

1. Mantenha as unhas sempre bem lixadas

A primeira dica que trazemos por aqui entre as dicas para unhas quebradiças é o ato de lixá-las corretamente. Embora você goste do formato quadrado, vale considerar o formato oval até que a sua unha se recupere por completo.

Unhas quebram por hábitos nocivos ou falta de vitaminas. Assim, busque mudar o formato por um tempo até que o tecido tenha forças.

2. Evite o hábito de retirar a cutícula sempre que for a manicure

Outra dica essencial e de ouro é o hábito de retirar a cutícula. Isso deve ser evitado. Já comentamos aqui no blog porque a prática é nociva às unhas. Assim, vale reconsiderar a prática toda vez que for a manicure. Embora no começo seja difícil, busque fazer um esforço para garantir unhas mais fortes.

Leia também: Cutículas: qual sua função, forma de cuidados e MAIS; Guia completo

3. Aposte em uma base fortalecedora para tratar as unhas fracas

Assim como lixar corretamente, experimente investir em uma base fortalecedora, bem como hidratantes para as unhas. Ao fazer isso você terá o combo perfeito para evitar que o tecido quebre com facilidade. Há fórmulas industriais ótimas, assim como bases criadas de forma caseiras que podem contribuir perfeitamente.

4. Se alimente adequadamente para repor as vitaminas

E por falar em cuidado com as unhas, não podemos deixar de citar que entre as dicas também está a boa alimentação. Para que elas não quebrem, manter uma alimentação equilibrada e que reponha vitaminas é essencial.

Assim, inclua alimentos ricos em vitaminas A, B, C e D, cálcio, zinco e biotina. Esses nutrientes são essenciais para a saúde das unhas.

5. Antes de lavar a louça vista luvas

Outro ponto muito importante é o ato de cuidar das unhas durante os serviços domésticos. Produtos químicos agressivos acabam por enfraquecer o tecido e propiciar a quebra. Assim, use luvas ao lavar a louça, limpar a casa ou usar produtos químicos de limpeza.

6. Não use suas unhas como ferramentas para abrir as coisas

Caso você tenha mania de usar as unhas para abrir coisas também, vale reconsiderar o hábito. Diferente do que se pensa, ele é extremamente nocivo e pode também favorecer as quebras. Abrir latas, arrancar adesivos ou outras tarefas que possam causar tensão ou quebra devem ser evitadas.

7. Visite o dermatologista caso o quadro não melhore

Por fim, não podemos terminar esse post sem falar da busca por um profissional de saúde caso todas as dicas acima sejam colocadas em prática e não melhorem. Além de hábitos, questões de saúde e hormonais, por exemplo, podem estar envolvidas. Portanto, não deixe de buscar um dermatologista se a quebra estiver frequente e sem controle. Combinado?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Jornalista, pós-graduanda em Marketing Digital e apaixonada pelo SEO. Explorando o mundo da moda e da beleza há mais de um ano para encontrar os melhores produtos e dicas que promovam o bem-estar das pessoas.

Deixe seu comentário