Início » Cabelo » Shampoo no Comprimento do Cabelo: pode ou não pode?

Shampoo no Comprimento do Cabelo: pode ou não pode?

Shampoo no Comprimento do Cabelo é uma dúvida comum quando se fala em procedimentos de beleza. Afinal, pode ou não pode passar o produto sobre a fibra capilar como um todo? Se essa também é a sua dúvida, continue a leitura que a gente desvenda o mistério!

Shampoo no Comprimento do Cabelo

Afinal, passar o shampoo no comprimento do cabelo é correto?

Responder essa pergunta é de fato uma grande polêmica, mas sim! É correto passar shampoo no comprimento do cabelo se você não faz parte de nenhuma outra técnica específica como: no-poo, low-poo ou co-wash. 

Quem afirma isso é um dos cabeleireiros mais famosos da web, Abner Matias, que tem até um canal do YouTube bem conhecido.

Sobre essa dúvida, Matias pontua que lavar as madeixas com shampoo até mesmo no fio é essencial, já que ao longo do dia acumulamos diversos resíduos sobre a fibra, explica ele:

“No fio do cabelo tem resíduo de produto. Gente tem tudo, tem de cheiro de cebola até poluição, óleo de silicone, creme de pentear. Tá tudo grudado no fio do cabelo”

Para o especialista, o cabelo deve ser considerado como um tecido, onde as impurezas e sujeiras podem grudar. Assim, sim, é extremamente importante passar o shampoo no comprimento também para que as madeixas se mantenham saudáveis. 

Leia também: Cauterização no Cabelo: Guia completo sobre o procedimento para fios perfeitos

Passar o shampoo no comprimento estraga a fibra?

Ao passar o shampoo no comprimento do cabelo, muitas mulheres acreditam ter a sensação de uma fibra capilar mais ressecada. Dessa forma, a dúvida sobre passar ou não o produto sobre as madeixas se tornou mais presente.

Contudo, Matias explica que justamente por isso o combo: shampoo mais condicionador acaba recomendado. Enquanto o shampoo faz a limpeza ideal e retira todos os resíduos dos fios e do comprimento, o condicionador vem para repor os nutrientes positivos que foram embora com a limpeza.

Além disso, o especialista comenta que alguns shampoos são de tratamento para o couro cabeludo. Assim é comum que ao passar pelo fio a pessoa sinta a fibra mais ressecada, visto que o produto é para o couro e não para o comprimento, explica ele:

“É importante você saber, que shampoos antiqueda, shampoos anticaspa, eles são produtos para o couro cabeludo. São shampoos específicos de cuidados com o couro cabeludo e não necessariamente no fio do cabelo. Por isso, se você passa shampoo anticaspa ou antiqueda no fio do cabelo, você tem aquela sensação de cabelo ressecado, porque ele não é para o fio do cabelo, ele é somente para o couro cabeludo”

Dicas importantes

Portanto, se atentar a fórmula é uma forma bem importante de evitar que esses danos a fibra sejam sentidos.  Além disso, para isso o especialista algumas dicas também acabam importantes como:

  • Apostar no combo shampoo e condicionador da mesma marca;
  • Fazer um rodízio de marcas conforme o tempo para redobrar os princípios ativos;
  • Não aplicar o produto diretamente no comprimento, mas levar a espuma da lavagem couro cabeludo para o restante das madeixas.

Gostou do assunto? Então compartilhe com a amiga que também tem essa dúvida. 😉

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Jornalista, pós-graduanda em Marketing Digital e apaixonada pelo SEO. Explorando o mundo da moda e da beleza há mais de um ano para encontrar os melhores produtos e dicas que promovam o bem-estar das pessoas.

Deixe seu comentário