Início » Skincare » Scalp Care: o que é e quais os melhores cuidados com o couro cabeludo

Scalp Care: o que é e quais os melhores cuidados com o couro cabeludo

Garantir a saúde do couro cabeludo faz diferença na hora de manter as madeixas mais saudáveis. O processo, inclusive, ganhou um novo termo chamado: scalp care. Você já ouviu falar sobre ele?

Se a resposta é não, não se preocupe. Neste conteúdo, o Boa Dica de Beleza te conta tudo sobre o assunto, vem ver!

Scalp Care. Foto traz uma mulher em frente ao espelho olhando o couro cabeludo.

Afinal, o que é Scalp Care?

Scalp Care é um novo termo que surgiu a respeito da saúde do couro cabeludo. Ele tem sido uma prática que visa manter a saúde e o bem-estar dessa região.

Vale lembrar que o couro cabeludo é uma área sensível da pele, assim como exposta a diversos fatores, como poluição, calor, produtos químicos e estresse. Dessa forma, práticas destinadas a manter uma pele saudável se faz cada vez mais necessário.

Além disso, ao trazer saúde ao couro cabeludo, os cuidados também favorecem um crescimento do cabelo forte e vibrante. Tudo o que contribui para a autoestima das pessoas.

Sobre cuidados com o cabelo: Motivos pelos quais você deve EVITAR passar cremes de tratamento no cabelo todos os dias

Melhores cuidados que você precisa investir no Scalp Care

Agora que você já sabe o que é Scalp Care, fica mais fácil entender como o tratamento funciona. Por isso, separamos a seguir os melhores cuidados para se investir. 

Limpeza Adequada é o princípio básico do Scalp Care

Começamos nossa lista de cuidados te contando sobre a limpeza adequada. Vale reforçar que ela é o princípio básico do Scalp Care.

Assim, lave o couro cabeludo regularmente para remover o excesso de oleosidade, bem como a sujeira e resíduos de produtos capilares. Também busque um shampoo suave e evite lavar o cabelo em excesso, pois a ação pode causar ressecamento.

Evite a água muito quente ao lavar as madeixas

Outro cuidado importante se refere ao ato de lavar as madeixas. Embora a limpeza seja importantíssima, vale reforçar que a temperatura da água pode afetar a saúde do couro cabeludo. Portanto, evite a água muito quente. 

Faça massagem no couro cabeludo sempre que possível

Outro cuidado super favorável ao Scalp Care envolve a massagem no couro cabeludo. Massagear enquanto lava o cabelo, por exemplo, estimula a circulação sanguínea e ajuda a relaxar e revitalizar o couro cabeludo. Portanto, faça dela um hábito, contudo não use as unhas, mas sim as pontas dos dedos, ok?

Evite o acúmulo de produtos, pois isso pode afetar a saúde

Uma das coisas que pode afetar a saúde é também o acúmulo de produtos sobre a região. Assim para um Scalp Care perfeito evite que o excesso se deposite. Não exagere nos produtos capilares, como sprays, géis ou mousses, pois o acúmulo desses produtos pode entupir os poros do couro cabeludo.

Cuide da sua alimentação para garantir a saúde esperada pelo Scalp Care

Assim como cuidar diretamente da região se faz necessário com Scalp Care, vale pontuar a necessidade de manter a saúde do organismo também. A alimentação, por exemplo, é extremamente importante.

Uma dieta rica em nutrientes essenciais, como vitaminas e minerais já ajuda na saúde da couro cabeludo e do cabelo. -Através dela, se pode obter proteínas, vitaminas do complexo B, vitamina D, zinco e ferro. Nutrientes essenciais.

Leia também: Como a ALIMENTAÇÃO interfere na SAÚDE dos cabelos e unhas; Entenda

Mantenha o estresse sob controle e busque orientação médica

Por fim, terminamos esse conteúdo reforçando a importância de manter o estresse sob controle. O estresse excessivo, por exemplo, pode afetar a saúde da pele e do cabelo, o que pode trazer falhas e inflamações sobre o couro cabeludo.

Práticas de relaxamento, como ioga e meditação, por sua vez, podem ajudar a minimizar os impactos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo da beleza para encontrar os melhores conteúdos que promovam o bem-estar e qualidade de vida das mulheres.

Deixe seu comentário