Início » Roupa » POR QUE você não deveria usar Espartilho? Aqui estão os principais motivos

POR QUE você não deveria usar Espartilho? Aqui estão os principais motivos

Usar espartilho está na moda nas redes sociais. O que não falta por lá são modelos, tutoriais de uso e também a promessa de afinar a cintura. Até mesmo as famosas de rendem a peça em seus looks de gala.

Contudo, a prática tem sido vista como perigosa pelos médicos e justamente por isso que criamos esse post por aqui.  Nele você entende o motivo dos riscos. Vem ver!

Motivos para não usar espartilho. Foto mostra mulher de costas usando espartilho de cor vinho
Motivos para não usar espartilho

Afinal, pode ou não pode usar espartilho?

A resposta é não! Usar espartilho não é recomendado pelos médicos.  Embora bastante utilizado pelas mulheres, assim como famosas apareçam com a peça em suas redes sociais, a peça de roupa inspira cuidados e traz riscos sérios a saúde.

espartilho

Vale destacar que não é incomum encontrarmos a peça em looks para afinar a cintura. Até Kim Kardashian já foi criticada por seus fãs pela escolha da roupa e sua dificuldade em respirar com a peça.

Portanto, se você pensa em investir no espartilho, vale recalcular os riscos, bem como encontrar alternativas.

Leia também: 5 Estilos de Roupas que a Kim Kardashian está usando e você pode copiar

Principais riscos de usar espartilho

E por que não pode usar espartilho, afinal? Porque a peça pode trazer riscos graves a saúde.

espartilhos2

Conhecido como corset, o espartilho é uma peça de roupa bem apertada que tem como foco principal afinar a silhueta. Contudo para que isso aconteça, ele conta com uma estrutura nem um pouco confortável, onde regiões mais rígidas e amarrações fazem essa função “na força”.

O problema é que ao modelar dessa forma, a peça acaba pressionando áreas importantes do corpo, trazendo dores e consequências mais graves. Entre elas estão:

1. Compressão Vascular

Ao forçar o tecido contra a cintura, usar o espartilho pode causar uma compressão vascular, uma vez que traz pressão a cavidade abdominal e consequentemente afeta a circulação sanguínea na região. Varizes e outros problemas podem aparecer.

2. Problemas gástricos

Ao fazer a compressão, usar o espartilho também acaba por pressionar o estômago e assim ocasionar problemas gástricos como o refluxo e a sensação de queimação. Hérnias inguinais e epigástricas, por exemplo, também podem parecer caso você use a peça com muito frequência.

3. Compressão de órgãos

Usar o espartilho também pode causar uma compressão de órgãos, onde a pressão na cavidade abdominal desloca os órgãos presentes nela. Além de dificultar a respiração, o uso da peça pode trazer incontinências urinárias.

4. Enfraquecimento muscular

Por fim, não podemos terminar esse conteúdo sem falar do enfraquecimento muscular. O uso do espartilho com frequência pode causa a atrofia muscular, onde regiões como quadril e assoalho pélvico sentem a pressão e acabam impactando seu músculo de sustentação.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Jornalista, pós-graduanda em Marketing Digital e apaixonada pelo SEO. Explorando o mundo da moda e da beleza há mais de um ano para encontrar os melhores produtos e dicas que promovam o bem-estar das pessoas.

Deixe seu comentário