Início » Skincare » Onda de Calor: 10 dicas para proteger os cabelos e a pele

Onda de Calor: 10 dicas para proteger os cabelos e a pele

As altas temperaturas estão cada vez mais em destaque no Brasil. Segundo as principais manchetes de notícias do país, ao menos cinco capitais brasileiras terão recorde de temperatura nos próximos dias. E embora o calor já seja esperado para essa época do ano, o excesso pode trazer danos ao organismo. A onda de calor inclusive também podem afetar a beleza e ser prejudicial à pele e ao cabelo.

Por isso, neste conteúdo, o Boa Dica de Beleza decidiu reunir as principais dicas de como proteger os fios e o tecido. Vem ver!

onda de calor. foto mostra mulher negra sentada sobre um sofá de cor branca se abanando com um leque de cor azul

Como proteger os cabelos e a pele da onda de calor

O calor excessivo pode ser um grande vilão para a saúde do cabelo e também da pele. As altas temperaturas trazem desidratação, queimaduras solares e até perda de cabelo. Dessa forma, tomar medidas para proteger a pele e o cabelo durante o período se torna essencial para manter a saúde e a aparência.

A boa notícia é que algumas dicas podem realmente fazer a diferença neste caso. Caso na sua cidade, a onda de calor já esteja presente, não deixe de conferir quais são elas a seguir:

Você pode gostar de ler: Cuidados com a pele no fim do ano: aprenda 5 práticas ESSENCIAIS que você PRECISA ter

Para os cuidados do cabelo diante da onda de calor: 5 dicas

A exposição ao calor pode ressecar os cabelos, bem como favorecer ao aparecimento de pontas duplas e desenvolvimento de queimaduras no couro cabeludo. Por isso, seguir algumas recomendações se fazem extremamente necessárias para evitar os danos. Dentre elas, por exemplo, estão:

  • Use protetor térmico antes de usar ferramentas de calor ou ao sair do sol em horários de alta incidência como das 10h às 16h.
  • Use produtos hidratantes para o cabelo: A onda de calor pode ressecar a fibra com certa facilidade, portanto invista em uma boa hidratação durante a semana.
  • Acessórios de proteção: Use chapéus ou lençóis para proteger os cabelos dos raios solares diretos. Isso ajudará a evitar queimaduras no couro cabeludo, bem como seu descascamento.
  • Evite lavar o cabelo com muita frequência: O ato de lavar retira a oleosidade natural, favorecendo o ressecamento devido ao calor dos raios solares.
  • Tome banhos frios ou mornos: A temperatura da água pode influenciar bastante na saúde dos fios, principalmente no calor.

Como cuidar da pele no calor excessivo: 5 dicas

Agora que você já sabe como cuidar das madeixas durante a onda de calor, também vale conhecer os principais cuidados com a pele neste caso. Aqui vão algumas das recomendações:

  • Use protetor solar diariamente para proteger a pele dos raios UV específicos. Escolha um com um fator de proteção adequado ao seu tipo de pele.
  • Opte por roupas leves e de manga longa para proteger a pele da exposição direta ao sol.
  • Mantenha a pele bem hidratada usando loções ou cremes hidratantes. Isso ajudará a evitar o ressecamento causado pela onda de calor.
  • Beba bastante líquido. A água é a melhor opção para garantir saúde ao organismo, assim aposte nela e em outros líquidos como sucos naturais, chás e água de coco.
  • Reduza a frequência da esfoliação, pois a pele pode ficar mais sensível durante os períodos de calor intenso.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo da beleza para encontrar os melhores conteúdos que promovam o bem-estar e qualidade de vida das mulheres.

Deixe seu comentário