Hidratação para cabelos ressecados – Como resolver esse problema?

Saber como fazer hidratação para cabelos ressecados de maneira correta garante a saúde dos fios. Nesse caso, por meio da hidratação para cabelos ressecados, há fortalecimento, mais brilho e vida.

E nada melhor do que um cabelo hidratado para aumentar a autoestima da mulherada, não é mesmo?

Para fazer em casa, a hidratação tem de ser realizada da maneira correta. Hoje, você confere algumas receitas fáceis e com ingredientes simples!

Sobre a hidratação para cabelos ressecados

Antes de conhecer as melhores formas de fazer a hidratação para cabelos ressecados, é importante entender o que significa essa condição.

cabelo ressecado

Madeixas ressecadas possuem desgastes leves, especialmente em suas cutículas, que estão sutilmente abertas por conta de processos mecânicos, físicos ou químicos. No entanto, mesmo assim, elas continuam mantendo o brilho e estrutura, só com um pouco mais de aspereza. 

O caso fica mais grave em cabelos cacheados e crespos, pois o formato dos fios não permite que a oleosidade natural alcance as pontas, o que deixará a extensão dos fios ainda mais ressecadas do que os cabelos lisos.

A questão do ressecamento nada mais é do que fios secos que precisam de água para retornar ao seu estado saudável. Por isso, os dermatologistas recomendam o uso de produtos hidratantes para repor a umidade natural e os nutrientes necessários.

Dependendo do tipo de química usada no cabelo, o ressecado pode ser mais intenso. Você verá seus fios com uma estrutura ainda mais frágil, se armando facilmente, com frizz, pontas duplas e sensação áspera.

Como fazer hidratação para cabelos ressecados corretamente?

cabelo ressecado e hidratado antes e depois

Separamos aqui diversos tipos de hidratação para cabelos ressecados com ingredientes naturais e que trarão bons resultados!

  • Com babosa:

Pegue um recipiente e adicione 2 colheres de sopa de máscara hidratante (aquele de sua preferência) com 1 colher de sopa de gel de babosa e 1 colher de chá de óleo vegetal.

Misture os ingredientes até que fique homogêneo. 

Passe a mistura em todo o cabelo através do enluvamento capilar ou faça uso da touca térmica ou laminada – essas técnicas são ótimas para tratar os fios e deixá-los mais macios.

  • Com abacate:

Em um liquidificador, bata 3 colheres de abacate, 1 colher de açúcar e 1 colher de creme de leite.

Peneire em um recipiente, adicionando 1 colher de óleo vegetal. Misture bem e aplique essa receita em todo o cabelo.

Mesmo sem máscara hidratante na receita, o resultado é ótimo para os fios, garantindo hidratação e brilho.

  • Com café:

Em um recipiente, coloque 2 colheres de pó de café (ou café solúvel), 1 colher de sopa de mel, 1 colher de sobremesa de óleo vegetal e uma quantidade de máscara hidratante que seja suficiente para o seu cabelo.

Misture todos os ingredientes e aplique a máscara em todo o cabelo. Essa receitinha irá diminuir o frizz e garantirá fios sedosos!

  • Com banana:

Em um recipiente, adicione 1 colher de leite integral, 1 banana prata madura amassada, 1 colher de açúcar, 1 colher de café de óleo vegetal e 1 colher de máscara de hidratação (que for de sua preferência).

Misture bem e aplique a máscara em todo o cabelo.

Deixe a máscara agir. Após, lave bem os cabelos e penteie durante o banho para retirar quaisquer pedacinhos de banana que possam existir.

Hidratação para cabelos ressecados cacheados

cabelo cacheado ressecado

Fios cacheados sofrem bem mais, por isso uma opção para hidratação para cabelos ressecados cacheados vem de uma receitinha caseira bem interessante:

  • 3 colheres rasas de açúcar,
  • 3 colheres de máscara de hidratação,
  • 2 colheres de azeite de oliva extravirgem (ou óleo de coco extravirgem),
  • Bepantol líquido (mais ou menos a quantidade de uma tampa).

Adicione todos os ingredientes em um recipiente e misture bem. Faça a aplicação em todo o cabelo.

O bom dessa receita caseira é que o açúcar proporciona um efeito estimulante, que se alia ao poder de hidratação da máscara, do próprio Bepantol e do azeite. 

O resultado é leveza e naturalidade para os fios.

Hidratação para cabelos ressecados e quebradiços

antes e depois cabelo ressecado quebradiço

Em situações de ressecamento e quebra de fios, uma receita que fará com que seus cabelos fiquem saudáveis de novo é:

  • 1 colher de mel,
  • 1 colher de queratina líquida,
  • Bepantol líquido (quantidade equivalente a uma tampinha),
  • Máscara hidratante de mandioca,
  • Touca térmica.

Misture os ingredientes em um recipiente. 

Lave os cabelos com xampu e tire o excesso de água. Aplique a máscara mecha por mecha, fazendo massagem de cima para baixo.

A seguir, coloque a touca térmica e deixe-a por aproximadamente 15 minutos.

Você pode reaplicar essa receita a cada 15 dias – caso você esteja fazendo um processo de recuperação dos cabelos – ou a cada 30 dias como forma de manter os fios saudáveis.

Hidratação para cabelos ressecados e com pontas duplas

antes e depois cabelo ressecado pontas duplas

Para quem também tem problemas com pontas duplas, a hidratação para cabelos ressecados tem uma receita caseira bacana.

Em um recipiente, passe uma gema no coador. Adicione 2 colheres de iogurte, 1 colher de azeite de oliva e 1 colher de máscara de hidratação (de sua preferência).

Misture os ingredientes até que se forme uma massa homogênea e aplique em todo o cabelo, massageando bem. Depois, lave os fios com xampu e condicionador.

Lembre-se que uma hidratação para cabelos ressecados para manutenção dos fios deve ser feita, no mínimo, uma vez a cada 15 dias! Fale com um dermatologista para ter certeza das condições de suas madeixas e sempre ter certeza de que não há qualquer outro problema.

Deixe seu comentário