Modificado em:
O halloween não é uma festa tipicamente brasileira. É americana e nos últimos tempos tem ganhado bastante espaço em nosso país. Lá fora é sucesso entre a garotada que sai pedindo as famosas “gostosuras ou travessuras”. Por aqui, já teve suas adaptações e hoje é uma festa também para os adultos. Logo, se preparar para o halloween 2020 já tornou-se algo comum na vida de muita gente! Mas é aí que vem a dúvida: o que fazer nessa época do ano?
Aqui listamos algumas dicas de decoração bem características da festa, uma lista de comidas para servir, salgadas e doces e claro, um guia sobre o que fazer para sua festa de halloween ser incrível! Afinal, não são apenas as crianças que curtem essa data!
Decoração de Halloween 2020
O halloween é cheio de abóboras, crânios, aranhas, galhos secos e outros itens que remetem ao mundo do terror. É comemorado no dia 31 de outubro, também conhecido como Dia das Bruxas. É um dia antes da festa de todos os santos, no dia 1º de novembro e, no dia 2 é finados.
Muito tradicional nos Estados Unidos, no Brasil o halloween tornou-se uma festa, um motivo a mais para confraternizar com a galera. E para caprichar no evento, use a criatividade para decorar!
Faça uma lanterna de abóbora
Praticamente itens obrigatórios no halloween 2020. Você precisará de:
- 1 abóbora moranga grande;
- Vela pequena;
- Caneta preta;
- Álcool em gel;
- Faca afiada e colher;
- 1 pote ou bacia para colocar o miolo da abóbora.
Comece fazendo o desenho na abóbora: três triângulos (olhos e nariz), a boca e um círculo para tampa em cima. primeiro, corte a tampa com cuidado e a retire. Com a colher, tire todo o miolo da abóbora e coloque no pote ou bacia.
Faça os cortes do nariz, boca e olhos. É provável que tenha ficado alguns riscos. Use o álcool em gel para limpar. Coloque a vela dentro da abóbora pelo buraco da tampa, acenda e feche. Prontinho!
Outras decorações
Aranhas de plástico, lanternas feitas de vidro com a temática, como o rosto do Frankestein, crânios, morcegos, balões, chapéu de bruxa, vassouras, entre outros.
O que comer no Halloween? Gostosuras ou travessuras?
Para muitos, a melhor parte da festa são so comes e bebes! Até aqui dá para usar bastante a criatividade, usando elementos com a temática halloween e colocando-os nos doces e salgados.
É interessante seguir a cor do evento, que é o preto e laranja. Veja algumas possibilidades de comidas para servir.
Pratos salgados
Os pratos que serão servidos vai depender do que você pretende fazer. Esse tipo de festa cai muito bem uma comida de buteco, por exemplo, como petiscos e mini salgadinhos.
Mas você também pode fazer mini sanduíches em formato de caixão, hambúrguer com o queijo com o rosto cortado como da abóbora, queijos, salames, pão com dedo de bruxa (salsinha), múmias de salsicha (com massa de pastel) e outros. O mais legal é a apresentação! Você pode arrumar a mesa como uma cena de crime ou usar um caldeirão de bruxa.
Doces
Para os docinhos, que tal os tradicionais brigadeiros em formato de aranha? Ou ainda os macarons com esse tema. Pode também servir os doces de marzipã, que são modelos no formato que quiser!
Faça fantasminhas com marshmallow branco ou com morangos e chantilly. Outra dica legal é a pipoca enfeitiçada, é só usar corante comestível!
O que fazer no Halloween 2020
Nos Estados Unidos, o mais tradicional é que as crianças saem fantasiadas pedindo doces ou travessuras. Os moradores decidem se dão doces ou se aguentam as travessuras. É uma festa bem legal e a criançada adora!
Você pode fazer um concurso de fantasias ou somente uma festa a fantasia. E claro, caprichar na playlist bem animada para agitar todo o evento. Se em seu bairro há o costume das crianças participarem pedindo doces, lembre-se de ter doces para esse momento! Como por exemplo pirulitos, balas e chocolates. Muita gente usa esses doces como parte da decoração da festa, fazendo vampiros nos pirulitos ou criando um saquinho em formato de chapéu de bruxa.
Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.