7 Dicas para cortar o próprio cabelo em casa – Confira!

Seja pelo dinheiro apertado, seja pela pandemia, muita coisa mudou nos últimos tempos. Com maior tempo em isolamento e estabelecimentos fechados, várias pessoas passaram a questionar o que fariam com suas madeixas, afinal com Covid-19 ou não, os fios crescem.

Para muitos, já ter um cabelo mais longo é motivo de paranoia. Para outros, não cuidar direito dos fios é um pecado. 

A possibilidade de cortar em casa pode até ser uma aventura, mas igualmente um risco.

Cuidados ao cortar o próprio cabelo em casa

Tanto homens quanto mulheres podem sentir aquela necessidade de pegar uma tesoura e sair cortando alguns fios, mas calma aí: não é assim tão simples e fácil.

Os homens têm uma vantagem, pois eles podem usar a máquina de cortar, que acaba sendo mais segura, sem precisar raspar totalmente.

Ter uma pessoa de assistente no momento do corte é uma dica muito importante, pois assim é possível pedir ajuda em conferir e consertar, caso for necessário, a parte de trás do corte. Sozinho nunca se garantirá um bom trabalho.

Para as mulheres, o mais comum é ver elas partindo para o corte das franjas. Se a franja for bem longa, tudo bem tentar fazer algum corte, pois o comprimento poderá ajudar em qualquer conserto, no entanto em franjas curtas o cuidado deve ser triplicado.mulher cortando cabelo

7 dicas para cortar o próprio cabelo em casa

Além da dica de uma pessoa como ajudante, existem outras sugestões de atitudes que você pode tomar para que o corte saia adequado.

Aliás, já comentamos aqui sobre como é o melhor jeito de cortar o cabelo em casa! Não perca essas orientações!

1– Faça uso de equipamentos corretos:

Para os homens, a máquina de cortar é a forma mais adequada – o aparelho, em geral, vem com oito pentes que podem ser acoplados. Esses pentes são identificados por números, por isso o número 1 é aquele que deixará o seu cabelo raspado, enquanto que o último (o 8) deixará ele mais longo.

Para as mulheres, é fundamental estar em posse de uma tesoura afiada, pente fino e espelho – são os itens mais úteis para separar as mechas e camadas do cabelo.

2– Corte seu cabelo em um local com boa iluminação:

Para ter menos chances de erros, um local bem iluminado deve ser o seu “salão de beleza particular”, assim você enxergará perfeitamente bem o que estará fazendo.

3– Tenha calma:

Inicie o corte aos poucos, aparando uma mesma mecha várias vezes do que acabar cortando todo o comprimento até demais do que o necessário e depois ver que não é mais possível resolver o problema!

4– Faça o corte do cabelo com ele seco:

Cortar com os fios molhados é uma péssima ideia. O motivo? Quando as madeixas secarem, elas podem ficar mais curtas do que o esperado. O corte com ele seco garante mais controle sobre os fios.

5– Faça um corte mais longo do que aquele que você deseja:

Mesmo com ele seco, é natural que o cabelo suba mais um pouco. Por isso, sempre faça um corte mais longo do que o que você realmente deseja só para garantir um melhor resultado.

Por exemplo, se você quer a franja na altura da sobrancelha, corte na altura do nariz.

6– Faça uso moderado da internet:

A internet é infinita em conhecimento, mas nem sempre essa inspiração pode lhe ajudar a cortar o cabelo de uma forma razoável, está bem? Você pode conferir várias ideias e tutoriais para cortes, mas nem todos irão trazer todas as informações essenciais para seu corte.

Filtre as indicações que são mais úteis para você e que podem mesmo tirar suas dúvidas.

7– Mude o penteado:

Tudo bem, essa pode não ser bem uma dica direta para um corte de cabelo feito em casa, mas é uma solução se você ainda está com medo de passar a tesoura.

Às vezes, tudo o que você tem a fazer é mudar o penteado para se sentir diferente. Um rabo de cavalo, um topete, uma trança – todas essas são opções incríveis. Faça o teste.

Se você é uma das pessoas que está testando os cortes “caseiros” de cabelo, deixe nos comentários sua experiência!

Deixe seu comentário