Decoração para apartamento pequeno em 2020 – Dicas e tendências

Modificado em:

A tendência de apartamentos pequenos veio para ficar. Cada vez mais as pessoas estão optando por esse tipo de imóvel, seja pelo preço, seja pela praticidade na hora de mobilhar ou limpar, etc.

As imobiliárias também já perceberam essa tendência, e por isso, as ofertas de imóveis de pequeno porte têm crescido muito.

decoração apartamento pequeno

Decorar um apartamento com pouco espaço pode ser um grande desafio, pois uma decoração feita de forma errada pode dar a impressão de que seu apartamento é ainda menor.

Por outro lado, quando feita da forma correta, a decoração pode deixar o ambiente mais amplo, além de deixar o apartamento com a sua cara.

Quer saber mais dicas sobre como decorar um apartamento pequeno e quais as tendências para 2020? É sobre isso que falaremos neste texto.

Melhores cores para apartamento pequeno em 2020

O primeiro ponto a ser pensado na decoração de um apartamento pequeno é a cor.

cores neutras apartamento pequeno

Cores claras e neutras são muito utilizadas para espaços pequenos, pois dão a impressão de um ambiente mais amplo.

Caso queira uma cor mais escura ou vibrante, opte por utilizar em apenas uma parede ou utilize essas cores em itens de decoração.

Como tendência de cor para 2020, o Neo Mint, um tom de verde água ou pastel bem suave, é uma boa pedida, podendo ser associado com o banco, cinza ou laranja.

neo mint cor do ano 2020

Como escolher os móveis?

Para quem vive em ambientes pequenos, móveis multiusos são uma ótima opção, pois com um móvel que realiza mais de uma função vai sobrar muito mais espaço.

apartamento pequeno decorado

Sofás que se transformam em cama, camas com compartimentos sob o colchão, mesas e sofás retráteis, entre outras, são uma verdadeira mão na roda na hora de decorar o apartamento, deixando tudo mais funcional e organizado.

Nesse sentido, invista em móveis planejados, assim você pode pensar e escolher as peças da forma que quiser, montando um design específico para o seu apartamento, aproveitando melhor cada espaço e ainda, por exemplo, escolher os repartimentos e divisões dos armários da forma que for mais adequada para organizar e acomodar as suas coisas.

armário multiuso

Outra coisa muito importante é sempre utilizar portas de correr nos móveis. Elas não ocupam espaço e deixam as paredes livres para outros fins.

Móveis planejados são mais caros, contudo, é um investimento que, nesse caso, vai valer muito a pena.

Como ter aproveitamento de espaço?

Uma tendência que estará em alta em 2020 são os ambientes integrados. Eles favorecem bastante os espaços pequenos.

apartamento pequeno integrado

Se for possível, faça alterações estruturais no seu apartamento para conseguir esse efeito.

Os ambientes onde mais comumente acontece essa integração são a varanda com sala de estar e/ou mesmo sala de estar, cozinha e sala de jantar.

Um apartamento organizado, mesmo que pequeno, dará a impressão de ser maior. Por isso, aposte em organizadores para deixar seu apartamento mais arrumado.

integração ambientes apartamento pequeno

Itens como cestos, caixas pequenas, ganchinhos e suportes vão ajudar bastante na organização, e, dependendo da situação, ainda podem ficar à mostra, fazendo parte da decoração.

📌 Capriche na iluminação:

Outro item muito importante na hora de decorar uma espaço pequeno, pois uma boa iluminação também ajuda a ampliar visualmente os ambientes.

apartamento pequeno iluminação

Se tiver janelas, ótimo: use e abuse da claridade natural que elas proporcionam.

Se o ambiente tiver pouca iluminação natural, será preciso investir em luzes brancas, que iluminam melhor que as amarelas.

apartamento pequeno iluminado

As amarelas funcionam melhor em ambientes que trazem a ideia de conforto, como varanda e sala de tv.

📌 Use espelhos:

Quando se trata de amplitude visual, os espelhos são imbatíveis.

espelhos em apartamentos pequenos

É um truque antigo, mas que não sai de moda, pois além de necessários, espelhos são altamente decorativos.

Você pode utilizá-los em uma parede inteira, por exemplo, ou em pontos específicos como na parede atrás da mesa de jantar ou na porta do guarda roupa.

Espelhos sem moldura são uma tendência, e ainda deixam o ambiente mais clean.

espelho com moldura

📌 Não exagere na decoração:

Tenha muito cuidado na hora de escolher os itens que irão compor a sua decoração, pois apartamentos pequenos pedem um número reduzido de peças decorativas.

apartamento pequeno decorado 2020

Dessa forma, os ambientes ficam mais limpos e arrumados.

Lembre-se: um apartamento cheio de coisas dará a impressão de que seu apartamento é ainda menor do que ele realmente é.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

Leave a Reply