Como tirar tinta do cabelo: aprenda aqui!

Em um momento de impulso ou depois de passar pelas mãos de um profissional que não agradou seu gosto, todos já olharam para a cor do cabelo e fizeram aquela cara de ‘hmmmmmmm, acho que não’.

Então calma, por mais que pareça impossível, existem maneiras de tirar a tinta do cabelo sem ter que usar a tesoura nas suas madeixas. O ideal, é que você procure sempre um profissional que vai saber usar a técnica adequada para que seus fios sofram menos.

Mas se você optou por consertar a situação em casa, confira nossas dicas a seguir.

Não tenha pressa

Como tirar tinta do cabelo

Isso mesmo que você leu. Embora o arrependimento esteja ali com você, não adianta ter pressa de remover a cor se você quer que seu cabelo não tenha problemas mais sérios como quebra, queda e ressecamento.

Na hora do desespero, muitas pessoas optam por descolorir os fios novamente, causando danos que podem demorar bastante tempo para serem recuperados, isso quando não pioram ainda mais a situação.

Se você fez algum tipo de descoloração mais agressiva nos fios, para depois aplicar a tintura, é aconselhável que faça uma série de hidratações, que por si só já vão ajudar na remoção da cor indesejada, independente se seu cabelo é enrolado, cacheado ou qualquer outro tip.

Usando produtos certos

Nas perfumarias e lojas de cosméticos, encontramos uma variedade extensa de produtos, como shampoos e removedores ”instantâneos”. Nesse momento, é importante saber a situação da saúde dos seus fios e optar por produtos mais seguros.

Hidratação

Você pode usar e abusar dos óleos naturais, como o óleo de coco. Conhecido pelo seu poder extremo de hidratação, ele vai devolver aos fios o aspecto natural, ajudando que a remoção da tinta seja mais fácil, dessa forma, é possível fazer uma cauterização capilar posterior.

Incremente seus cremes de hidratação com esses óleos. Na internet é possível achar várias receitas de cremes caseiros muito poderosos para a restauração capilar.

Shampoo antirresíduos

Esse produto é ótimo se você quer que a tinta saia de uma maneira mais fácil e rápida. Por conseguir agir de forma mais intensa nos fios do cabelo, ele remove as camadas de pigmento e ainda mantém a sujeira longe do seu couro cabeludo.

É indicado o uso antes de uma hidratação mais intensa, como a indicada logo acima.

Misturinhas

Como tirar tinta do cabelo

Ao invés de esperar milagres de um único produto, você pode combiná-los para que a ação de um intensifique a do outro, acelerando o processo de remover a tinta do cabelo.

Algumas opções são:

  • Shampoo anticaspa + bicarbonato de sódio.

O bicarbonato é por si só um ingrediente muito utilizado em diversas soluções emergenciais. No cabelo, ele age clareando os fios. Junto com o shampoo anticaspa, essa mistura penetra no cabelo auxiliando na remoção da cor que você quer se livrar.

A dica é lavar o cabelo várias vezes com essa mistura, mas sem exagerar.

Multilavagem

A técnica mais simples que você pode fazer uso. Utilizando seu shampoo e condicionador habituais, faça lavagens seguidas no cabelo, massageando bem os fios, mas sem fazer muita força.

O uso do condicionador torna os fios menos quebradiços e deixa com aparência menos ressecada.

Atenção aos fios

Como dito no começo desse post, não tem como esperar milagre do dia para a noite. Alguns pontos podem te ajudar a entender a situação do seu cabelo e qual passo seguir:

Tipo de procedimento

Como tirar tinta do cabelo

Uma descoloração caseira é diferente de uma descoloração no salão. Se os seus fios não estavam hidratados antes de uma descoloração, muito provavelmente seu cabelo precisa de reparos imediatos, e forçar a remoção do pigmento pode causar danos aos fios.

Qualidade do produto

O tipo de produto que você escolheu na hora de tingir o cabelo também influencia no processo de remoção. Algumas tintas vão sair com muito mais facilidade que outras, assim como a possibilidade de deixarem manchas.

Na dúvida, consulte. Se a sua situação é de emergência e você tem medo de não saber o que está fazendo, procure um profissional. Em diversos locais existem escolas de cabeleireiros com preços acessíveis, onde com certeza alguém vai poder te ajudar da melhor forma possível.

Deixe seu comentário