Como tirar mancha de roupas (tutorial atualizado 2020)

Modificado em:

Quem nunca teve receio de comer uma macarronada, tomar um vinho ou usar molho de tomate em algum lanche e deixar cair na roupa? Não são só esses alimentos, muitos outros itens podem sujar as roupas e se não forem cuidadas corretamente podem manchar de forma permanente.

Canetas, tintas, café, desodorante, chiclete, sangue, gordura e muitas outras manchas são bem comuns e podem dar certa dor de cabeça se você não souber alguns truques para removê-las. Abaixo, vamos ensinar um passo a passo para resolver essas situações e nunca mais perder nenhuma peça de seu guarda-roupa. Confira!

Não demore para agir

Como tirar mancha de roupa

Esse é o primeiro passo para a limpeza das manchas. Não é necessário se desesperar ou entrar em pânico, mas o quanto antes limpar é melhor.

Quanto mais tempo a sujeira fica no tecido, mais difícil de tirar fica. Isso porque o resíduo, seja de comida ou qualquer outro material, vai entrando cada vez mais nas fibras do tecido e a remoção depois fica mais difícil.

Para isso, a pessoa terá que esfregar com mais força, deixar muito tempo de molho ou até mesmo abusar do uso de produtos de limpeza, o que também desgasta e estraga a roupa.

Se você não estiver em casa, uma dica é usar papel toalha ou algum guardanapo para absorver maior parte da sujeira e facilitar a lavagem depois.

Identifique o tipo de mancha

Mancha de Molho

As vezes só nos damos conta de alguma manchinha na roupa depois de um tempo e assim não fica possível lavar ou remover o excesso da sujeira o quanto antes. Nesses casos, tente identificar o tipo de mancha e depois procure qual o procedimento mais adequado.

Umedeça a roupa

Tipo de mancha de roupa

Depois de remover o excesso, deixe a peça de roupa úmida e aplique o sabão sobre a mancha. Nesse passo é importante prestar atenção a duas coisas: o rótulo do produto e a etiqueta da camiseta.

Veja se são compatíveis e sempre siga as instruções. Alguns tecidos não podem ser lavados com qualquer tipo de produto químico. Se for usado inadequadamente, no lugar de tirar a mancha você só vai estragar a roupa.

Deixe a roupa de molho

Conforme a indicação do produto e o modo de lavar da roupa, para tirar bem as manchas, é bom deixar a roupa de molho por alguns minutinhos. Isso ajuda o sabor a agir sobre o tecido e remover de todas as fibras a sujeira.

Lave normalmente

Lave a roupa normalmente

Tire a roupa da água de molho e depois lave normalmente. Para evitar manchas na hora da lavagem, separe sempre as roupas dividindo por cor.

Passo a passo para os diferentes tipos de mancha

Dependendo do tipo de produto ou alimento que tenha caído na roupa o procedimento para tirar a mancha é diferente, pois as reações para remoção dos resíduos variam bastante. Abaixo, listamos alguns tipos de manchas mais comuns e como prosseguir em cada caso.

Maquiagem

Mancha de Maquiagem

Base, batom e outros itens de maquiagem podem manchar a roupa, sendo muitas vezes produtos a prova de água. Por isso, pode parecer muito difícil remover as manchas, mas na verdade é só seguir alguns passos e ter cuidado com o tecido.

Misture 2 colheres de água oxigenada 10 volume e 1 colher de água. Aplique a mistura sobre a mancha e deixe agir por 5 minutos. Com um sabonete neutro branco esfregue a mancha e depois lave normalmente na máquina.

Outra dica é usar um cubo de gelo na mancha para ajudar a abrir as fibras de tecido e depois usar detergente de cozinha neutro.

Desodorante

Mancha de Desodorante

Aquelas manchas amareladas de suor causadas pelo desodorante são bem frequentes em camisetas brancas. Para esse tipo de mancha, um truque caseiro é usar 1 medida de bicarbonato, 1 medida de água oxigenada e 1 medida de detergente de cozinha neutro. Misture bem e aplique na região das axilas e deixe agir por alguns minutinhos. Para facilitar, use também uma escovinha para esfregar a região. Depois lave normalmente.

Café

Mancha de Café

Café é uma das manchas mais comuns, pois é uma bebida consumida por muitos brasileiros diariamente. Nesses casos, a mancha pode ser retirada com o uso de detergente neutro. Um truque é aplicar um cubo de gelo na região, isso facilita a remoção da mancha.

Canetas

Mancha de Caneta

Para retirar essas manchas, pegue um pouco de algodão e molhe com álcool ou sabão. Passe o pedaço de algodão suavemente sobre a mancha até retirar completamente. Depois, lave normalmente com o sabão comum.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

Leave a Reply