Como limpar sapato de camurça? Dicas 2020 para você!

Modificado em:

Sapatos de camurça são maravilhosos, mas deixa-los limpos é uma história bem diferente! A camurça é um tipo de couro tratado, por isso os cuidados com o sapato desse material exigem atenção.

As dicas de 2020 para limpar sapato de camurça podem ser usadas tanto para manutenção como para a retirada de alguma mancha ou sujeira mais profunda. Confira e teste em sua casa:

Dica para limpar sapato de camurça de cor clara

Essa dica vale ouro, principalmente se o seu sapato de camurça tem cor clara, como nude ou branco. Para limpá-lo e retirar alguma possível mancha, use uma borracha, daquelas escolares.

É muito simples! É só apagar a sujeira e ela sumirá como mágica! Mas atenção! Não use a borracha em sapato de camurça de cor escura, pois poderá manchar.

Como limpar camurça sintética

sapato de camurça azul

Com a camurça sintética, o cuidado é outro! Nesse modelo já é possível usar o sabão líquido para fazer a limpeza. Use um pano limpo e úmido com o sabão e passe pelo sapato, principalmente onde tem as manchas.

Feito isso, pegue um outro pano limpo e somente úmido com a água, tire o excesso do sabão. Verá que a sujeira irá sair toda.

Para finalizar, é preciso tirar todo o excesso de água do calçado. Faça isso usando papel toalha e deixe secando à sombra.

Mistura para limpeza de sapato de camurça

Se você é fã das misturinhas (mágicas), vai adorar essa! Ela é boa para limpar sapatos de camurças de todas as cores, tanto os escuros como os claros. Deve ser usada principalmente com sujeiras ou manchas mais resistentes.

Basta misturar:

  • Uma colher de sopa de vinagre,
  • Um copo americano de água.

Na hora de limpar o seu sapato, use uma escova de dentes com cerdas macias. Molhe a escova na mistura e use-a para esfregar a mancha e a sujeira do sapato. Se for necessário, use mais da misturinha.

limpeza camurça 2020

Retirada toda a sujeira, passe um pano umedecido somente em água para retirar o excesso de vinagre e também retirar o cheiro que pode ficar. Deixe o sapato secar completamente na sombra.

Mistura para limpar e hidratar o sapato de camurça

Sabe aquele sapato de camurça antigo e que você adora? Com essa misturinha ele ficará incrível e bem limpinho. Será praticamente um sapato novo.

Misture:

  • 1 colher de sopa de condicionador para cabelo (de cor branca);
  • 2 colheres de sopa de água.

Se a área a ser limpa é muito grande, talvez precise de um pouco mais de água. Espalhe a mistura, com os próprios dedos pelo sapato para limpar e hidratar o couro. Se a sujeira estiver grudada ou difícil de tirar, use uma escova de dentes com cerdas macias.

Deixa a mistura agir por 10 minutos. Após esse tempo, use um pano umedecido com água para retirar o excesso. Deixe secar completamente à sombra. A camurça é um tipo de couro felpudo, por isso é interessante usar um pano que não solte fiapos.

Como limpar mancha de óleo do sapato de camurça

Manchas de óleo são terríveis! Elas ficam feias, estragam o sapato e são difíceis de tirar. Mas, se você está com esse problemão, encontrará a solução em sua cozinha: farinha de milho!

Se pingou ou derramou óleo no sapato, poderá remover essa mancha aplicando farinha de milho no local. É só colocar a farinha em um pano limpo e seco, esfregue fazendo movimentos circulares no local da mancha. Para finalizar, retire o excesso de farinha escovando levemente o sapato.

Cuidados ao secar a camurça encharcada

bota de camurça

Os sapatos de camurça, seja tênis, salto alto ou qualquer outro tipo, não precisa de enxágue. Mas, se por algum motivo o sapato tenha molhado ou você precisou encharcar, preciso de bastante cuidado na secagem para que ele não altere o seu formato.

Com a ajuda de uma toalha seca, pressione o sapato por dentro e por fora para tirar todo o excesso de água. Em seguida, preencha a parte interna do calçado com bastante papel toalha. Tenha certeza de que a ponta do sapato estará toda preenchida, isso evitará deformações principalmente na parte da frente do calçado.

O papel a ser usado pode ser qualquer um, mas não coloque jornal, pois esse poderá deixar manchas no sapato.

Você gostou das dicas 2020 para limpar sapato de camurça? Sempre existe um jeito de resolver tudo, não é mesmo? Por isso, aprenda como restaurar sapato velho em casa e poupar dinheiro na compra de um novo!


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

Leave a Reply