Início » Cabelo » Como escolher o Shampoo CERTO para o seu tipo de cabelo? Veja aqui DICAS EXCLUSIVAS

Como escolher o Shampoo CERTO para o seu tipo de cabelo? Veja aqui DICAS EXCLUSIVAS

Não sabe como escolher o shampoo certo para o seu tipo de cabelo? Pois com essas dicas você nunca mais vai ter dúvidas.

Máscaras de cabelo são muito importantes para ajudar a manter a saúde dos fios, mas um ritual completo de cabelos saudáveis começa pela escolha do shampoo certo. Dessa forma, se você tem dúvidas de como escolher o melhor shampoo para o seu tipo de cabelo, nesse artigo nós vamos te dar dicas para nunca mais errar na hora de comprar.

5 Dicas para escolher o shampoo certo

Como escolher o Shampoo CERTO para o seu tipo de cabelo? Veja aqui DICAS EXCLUSIVAS

O estado do couro cabeludo diz muito sobre a saúde dos cabelos, e é por isso que mantê-lo limpo é o primeiro passo para manter seus fios bonitos. Assim, muito além de passar horas escolhendo a melhor máscara capilar para as pontas do seu cabelo, você também precisa dar bastante atenção para a escolha do seu shampoo.

Veja também:

Guia que irá lhe AJUDAR a entender se o seu cabelo está SAUDÁVEL

O shampoo é uma espécie de detergente que tem como principal função, limpar o couro cabelo e retirar o excesso de sujeira, produtos e outros ativos com comprimento do cabelo. Isso quer dizer que, ao lavar o cabelo, você nunca deve aplicar o shampoo diretamente no comprimento, pois isso pode acabar retirando também os nutrientes do fio.

Shampoo deve ser aplicado apenas na raiz do cabelo, e o que escorrer da espuma é o suficiente para “limpar” o comprimento. Agora, se você não sabe no que deve manter sua atenção no momento da escolha do produto, confira as 5 dicas valiosas a seguir.

Saiba qual o seu tipo de fio

A primeira dica para conseguir escolher o shampoo certo é saber qual é o seu tipo de cabelo.

Liso, cacheado, oleoso, seco, com raiz oleosa e pontas secas…enfim, as características do seu cabelo precisam ser bem conhecidas para que você consiga escolher seu produto de forma certeira. Portanto, passe a avaliar os seus fios.

Entendas as necessidades do seu cabelo

Como escolher o Shampoo CERTO - necessidades do fio

A segunda dica para conseguir escolher bem o seu shampoo é entender as necessidades do seu cabelo.

No caso, se o seu cabelo é ressecado, ele precisa de um produto que ajude a hidratá-lo, se é oleoso, precisa de algo que ajude a conservar a raiz livre o óleo por mais tempo. Mas vai além disso, comece a notar as particularidades do seu cabelo, alguns exemplos são:

  • Se você sofre com queda de cabelo;
  • Fios muito finos;
  • Caspas ou outro tipo de dermatite;
  • Se possui muitas pontas duplas;
  • Se o seu cabelo anda quebrando com facilidade;
  • Se você possui químicas;
  • Entre outros.

A partir dessas identificações ficará muito mais fácil escolher o seu shampoo na hora de comprar, pois o ideal é que ele seja indicado justamente para essas particularidades.

No caso de queda de cabelo, você deve buscar por um shampoo antiqueda, se o cabelo está quebrando, isso é sinal de que ele está com deficiência de proteínas, e a escolha de um shampoo com queratina e aminoácidos é uma boa escolha. E assim por diante.

Conheça os melhores ativos para o seu cabelo

É claro que para a dica anterior valer, você também precisa ter certo conhecimento sobre os melhores ativos para “consertar” os problemas do seu cabelo.

Assim, busque saber quais são os nutrientes que ajudam na queda de cabelo, ou ainda a acabar com as caspas, ou que são perfeitos para proporcionar uma hidratação mais completa.

Conheça os tipos de shampoo e para que servem

Como escolher o Shampoo CERTO - tipos

Para além dos ativos, também é interessante conhecer os tipos de shampoos e para que cada um é mais indicado:

  • Perolados: os produtos de textura peroladas são os mais indicados para todo o tipo de cabelo, pois limpam bem a mesmo tempo que possuem um bom nível de hidratação;
  • Cremosos: a textura cremosa e mais leitosa é indicada para cabelos mais ressecados e sensíveis, com grande tendência à quebra, com muito frizz e pontas duplas;
  • Transparentes: o shampoo transparentes limpa mais do que o perolado, e por isso é muito indicado para cabelos de raiz oleosa, pois apesar disso, não retira o óleo demais, impedindo o efeito rebot;
  • Antirresíduos: por fim, esse tipo de shampoo só é indicado de ser usado no máximo uma vez a cada 15 dias, somente em cabelos oleosos ou antes de uma boa hidratação. O antirresíduos tem grande potencial de ressecar os fios, e por isso deve ser evitado para quem já sobre com a desidratação do fios.

Usar uma linha completa de produtos pode ser uma boa ideia

Por fim, se você ainda tem muita dúvida, mas sabe bem qual máscara ou condicionador se dá muito bem com o seu cabelo, optar pelo shampoo da mesma linha pode ser o tiro mais certeiro a se dar.

Linhas de produtos são criadas com os mesmos ativos, o que significa que muito provavelmente se o creme dá certo para o seu cabelo, o shampoo também deve dar.

CONFIRA Também:

Shampoo a seco: o que é, para que serve e como usar

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Formada em marketing, já passei por praticamente todos os campos e áreas da beleza ao longo desses 28 anos de vida. Já fui penteadista e manicure de salão, e ainda hoje atuo de maneira esporádica como maquiadora artística, costureira e figurinista para peças de teatro e audiovisual. Não à toa o amor e interesse pelas áreas de moda e beleza!

Deixe seu comentário