Ideias para casamento ao ar livre em 2020: Vantagens e desvantagens

Modificado em:

Se você está em busca de um casamento irreverente, marcante e pouco tradicional, casar-se ao ar livre pode ser a melhor opção.

Apesar das dificuldades de se preparar a infraestrutura, o buffet, além da locomoção por parte dos convidados, que pode ser de difícil realização, a beleza e a simplicidade do casamento podem fazer valer a pena todo esse esforço.

O poeta baiano Castro Alves já dizia, no século XIX, que “a alma fica melhor no descampado”. A união de duas almas que se amam, sob a imensidão do céu, rodeados por árvores e flores, fica ainda melhor!

Se você está cogitando a ideia de se casar ao ar livre, confira a seguir as principais tendências de casamento ao ar livre em 2020, além das vantagens e desvantagens dessa opção e de algumas dicas para auxiliá-lo nesta etapa tão importante de sua vida!

Vantagens e desvantagens do casamento ao ar livre

casamento ao ar livre 2020

  • Vantagens:

A primeira vantagem é a de que se casar ao ar livre foge bastante do tradicional, que consiste basicamente em se casar em uma igreja. Apenas esse detalhe já poderá fazer seu casamento ser muito mais simbólico e inesquecível.

Além disso, será muitíssimo mais barato, uma vez que a decoração será a própria natureza, com alguns pequenos acréscimos (bem diferente de toda a ornamentação de casamentos em igrejas, que sem dúvida aumenta – e muito – a conta).

Isso também tornará a vida dos convidados mais fácil, uma vez que eles não precisarão desembolsar rios de dinheiro nos trajes, já que geralmente casamentos ao ar livre são menos formais.

O dinheiro que os noivos economizarão na cerimônia e na festa de casamento poderá ser aplicado na lua de mel, estendendo-a ou até mesmo escolhendo um destino mais caro. Ou pode até mesmo começar a compor a poupança do casal, garantindo um futuro mais estável.

A ausência ou a pequena quantidade de decorações também dá ao casamento um tom de leveza e humildade. O amor e a união estarão em primeiro plano, e não a ostentação.

O céu azul ou estrelado, as flores e as árvores, tudo isso torna a paisagem matrimonial naturalmente bonita e agradável. Com a luz natural, as fotos sairão muito mais bonitas, também!

casamento ao ar livre tendências 2020

  • Desvantagens:

Uma vez que locais com belas paisagens são raros em grandes cidades, o destino escolhido pelos noivos pode ser pouco acessível para a maioria dos convidados.

Muitos podem até mesmo deixar de ir, especialmente idosos, gestantes e crianças pequenas, uma vez que a locomoção pode vir a ser um problema.

A natureza dá, mas também tira. Outro problema de se casar ao ar livre é ficar totalmente dependente da instabilidade da natureza: de uma hora para outra é possível que chova, colocando tudo a perder, a não ser que o lugar conte com uma tenda ou uma construção coberta, para servir de plano B.

Sem falar que o sol pode resolver aparecer demais na festa, fazendo com que todos suem demasiadamente.

A natureza também pode se tornar um problema na hora do buffet: além da chuva e do sol, que pode vir a estragar os pratos, caso não haja uma tenda ou uma construção fechada, mosquitos, moscas e demais insetos podem resolver participar da festa.

E em se falando de construções, se o lugar for muito ao ar livre, poderá não ter uma infraestrutura básica: ou seja, sem banheiro, o que certamente pode vir a ser um problemão.

Tendências para casamentos ao ar livre 2020

Aqui, você descobre quais são as principais tendências para os casamentos ao ar livre em 2020!

Casamento ao ar livre em fazenda

casamento em fazenda (1)

Quando o assunto é casamento ao ar livre, muitos logo pensam em se casar em uma fazenda, com todo aquele ambiente bucólico e campestre.

Para quem busca um casamento ao ar livre, mas ainda com um toque de civilização, essa pode ser a melhor opção.

casamento em fazenda (2)

Há toda uma infraestrutura já montada, bastando preparar o local em que irá acontecer o casamento, armando uma possível tenda, posicionando o altar e os bancos etc. Ah, e a comida pode ser temática, preparada no fogão a lenha!

casamento em fazenda (3)

Há fazendas e hotéis-fazenda que disponibilizam o local para cerimônias de casamento. Convém pesquisar!

Casamento ao ar livre na natureza

casamento ao ar livre na natureza (1)

Outra opção é a de realizar o casamento no meio da natureza, no campo, em um bosque ou em uma floresta.

casamento ao ar livre na natureza (2)

Aí, as dificuldades serão maiores, pois você e a sua equipe precisarão montar toda a infraestrutura básica.

Além disso, se for algo bastante elaborado, você poderá precisar do aval da prefeitura, principalmente se a área for de proteção ambiental.

casamento ao ar livre na natureza (3)

A não ser, é claro, que você alugue um lugar próprio para isso, como muitos existentes por aí.

Casamento ao ar livre na praia

casamento na praia 1

Outra opção bastante interessante, e procurada por muitos casais, é a de se casar na praia. A vista sem dúvida será maravilhosa.

casamento na praia 2

Porém, é preciso saber escolher bem a praia, uma vez que praias muito lotadas poderão terminar em baderna, confusão e interrupções. Convém optar por praias privadas.

Outro possível problema é a infraestrutura, uma vez que trabalhar na areia é bastante difícil.

casamento na praia 3

Será preciso bastante planejamento junto da equipe de organização.

Dicas para preparar um casamento ao ar livre

Confira a seguir algumas dicas para preparar seu casamento ao ar livre:

☑️ Escolha muitíssimo bem o local em que ele será realizado: já alertamos sobre o problema de se escolher um local muito afastado, sem nenhuma infraestrutura e de difícil locomoção para os convidados.

Embora seja maravilhosa a ideia de se casar no campo, afastados de todos, é preciso garantir que os convidados tenham à disposição uma infraestrutura adequada em casos de necessidade.

☑️ Embora seja legal fazer uma surpresa, mande fotos do local para os convidados com antecedência: assim eles poderão se preparar bem para o ambiente, escolhendo as roupas adequadas.

☑️ Além disso, não se deixe levar apenas por fotos: é preciso visitar o local pessoalmente, junto com o organizador do casamento e de alguns convidados, que podem ajudar a opinar sobre.

☑️ Caso você vá se casar em um ambiente totalmente ao ar livre, ainda assim invista na armação de uma tenda e dê um jeitinho de incluir um banheiro: é preciso sempre ter um plano B, em caso de chuva, por exemplo.

☑️ Não exagere nos acessórios: primeiro porque irá destoar da simplicidade do ambiente ao ar livre, segundo porque é fácil de se perder joias e demais acessórios em um ambiente aberto.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

Leave a Reply