Início » Cabelo » Cabelo oleoso? Siga ESTAS dicas para evitar que isso aconteça

Cabelo oleoso? Siga ESTAS dicas para evitar que isso aconteça

O cabelo oleoso é um dilema para muitas mulheres. Embora a oleosidade não seja de todo ruim para as madeixas, há aquelas que desenvolvem o problema em grande quantidade afetando drasticamente o visual, já que traz uma aparência mais opaca e até mesmo de suja aos fios.

A boa notícia é que existe como driblar o problema e evitar de uma vez que isso aconteça. Neste conteúdo, portanto, você confere como fazer isso. Vem ver!

cabelo oleoso evitar
Cabelo oleoso como evitar

Cabelo Oleoso: 5 dicas de como prevenir o problema 

Antes de saber como evitar o cabelo oleoso é necessário entender como ele acontece. A oleosidade é produzida pelo próprio couro cabeludo e tem como função evitar a perda de água das madeixas, assim como de seus nutrientes. 

O problema de fato é o excesso, o qual é produzido normalmente por questões fisiológicas, ou seja, do próprio corpo, assim como alterações hormonais. Banhos muito quentes, uso de secador e uma alimentação cheia de gordura também são fatores de risco para a produção de oleosidade em excesso. 

Portanto, para evitar o problema é necessário seguir algumas regras como:

Evite banhos muito quentes, pois eles também deixam o cabelo mais oleoso

banhos quentes

O primeiro passo para combater o cabelo oleoso é evitar os banhos muito quentes. Vale lembrar que a temperatura quente favorece a produção da oleosidade e quanto mais quente a água for, mais ela será incentivada. Portanto, opte por banhos mais mornos e até frios. Combinado?

Além da temperatura, diminua a quantidade de lavagem das madeixas

Outra forma de evitar a produção da oleosidade em excesso é lavar menos as madeixas.

Embora o aspecto de sujo incomode um pouco no começo é importante diminuir a quantidade de lavagens para driblar a produção da oleosidade das madeixas. Lavar demais pode ter efeito rebote e aquilo que era para diminuir a oleosidade pode gerar óleo ainda mais.

Não esfregue o couro cabeludo

Ao lavar também evite esfregar o couro cabeludo. A ação pode machucar a região e incentivar ainda mais as glândulas sebáceas para proteger os fios. Portanto nada de fazer isso, ok?

Leia também:

5 alimentos que você pode consumir para FORTALECER o seu cabelo

Diferente do que se pensa, o cabelo oleoso também precisa de hidratação

hidratar cabelo

Outro mito grande que envolve o cabelo oleoso é a hidratação. Diferente do que se pensa, as madeixas também precisam ser hidratadas e tratadas a fim de nutrir a fibra capilar. Neste caso é necessário buscar os produtos específicos e claro não exagerar na quantidade de produto para não pesar os fios.

Use o shampoo seco para driblar a vontade de lavá-lo toda hora

shampoo a seco

Por fim, busque apoio no shampoo seco. A sensação de cabelo sujo incomoda e faz com que a gente lave mais vezes, contudo para driblar essa vontade vale usar o shampoo seco quando a sensação aparecer.

Ele ajuda a dar um aspecto mais renovado as madeixas oleosas e de quebra permite prevenir o estímulo a oleosidade excessivo. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Jornalista, pós-graduanda em Marketing Digital e apaixonada pelo SEO. Explorando o mundo da moda e da beleza há mais de um ano para encontrar os melhores produtos e dicas que promovam o bem-estar das pessoas.

Deixe seu comentário