Benefícios da babosa para a pele e cabelo

A babosa, também conhecida como aloe vera, é uma planta suculenta que é cultivada em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil. Ela é tão usada no meio agrícola como para causas medicinais.

Também há a possibilidade de ter a babosa dentro de casa e apartamento, crescendo facilmente nesses ambientes.

Mas, o que muitas pessoas não sabem é que a babosa também possui diversos benefícios para a nossa pele e cabelo. Além de ser usada em natura, já existem diversos produtos de beleza que utilizam o aloe vera em sua composição.

Se você tiver acesso a essa planta e puder usufruir de seus benefícios, não desperdice essa chance e venha conhecer todas essas vantagens que ela pode oferecer para sua pele e cabelo.

Vamos lá?

conheça os benefícios da babosa

Benefícios da babosa para a pele e cabelo

A babosa já é conhecida como uma planta medicinal por conta de seus diversos benefícios, agora você irá conhecer mais detalhes sobre o uso dessa planta para o cabelo e para a pele. Confira:

Reduz a queda de cabelo

O colágeno é importante para garantir que o cabelo fixe bem em nosso couro cabeludo. E a babosa auxilia no processo de produzí-lo, ou seja, diminui as chances do cabelo cair facilmente.

Além disso, a babosa também possui minerais e, claro, água, que ajudam a fortalecer nossos fios de cabelo e evitando que eles se enfraquecem facilmente e comecem a cair.

Com o combo pronto (colágeno + minerais + água) seu cabelo estará muito mais forte e nutrido para superar a queda.

Auxilia no combate a caspa

A caspa é uma inflamação que, como consequência, causa vermelhidão, incômodo e a descamação da pele afetada. Essa descamação, que é um sintoma, é uma característica marcante desse problema.

A babosa é um ótimo ingrediente para se usar para reduzir essa inflamação e combater a caspa. Isso porque ela possui enzimas que ajudam a eliminar as células mortas – afinal, a caspa é basicamente células mortas acumuladas que começam a descamar.

Se puder utilizar o produto natural, a própria planta, melhor ainda o resultado. Mas, se for preciso, existem diversos produtos para caspa que possuem aloe vera/babosa em sua composição. Leia o rótulo para encontrar o produto ideal.

Curiosidade: você sabia que a caspa é uma inflamação e não apenas essa parte da descamação da pele? Vai muito além da estética e deve ser tratada corretamente.

curiosidades sobre a babosa

Hidratação dos cabelos e pele

Além de auxiliar no combate à caspa e fortalecer os fios, a babosa também oferece uma boa hidratação para os cabelos e pele.

Por conta de seus minerais, que mencionamos anteriormente, e por fortalecer muito bem os fios, é muito recomendado quando precisamos de uma boa hidratação.

Para a pele, você pode utilizá-la nas partes mais ressecadas e fazer o processo em dias intercalados. Existem muitas receitas que são feitas para isso, mas tendo apenas a babosa natural já terá grandes resultados.

Na hora de retirar, lave bem a pele e utilize sabonete neutro.

Ajuda a remover maquiagem

Você sabia que a babosa pode ser utilizada para remover a maquiagem de uma forma mais saudável para sua pele? Por se tratar de um produto natural e que ajuda a hidratar a pele, pode muito bem ser utilizada com esse fim.

Além disso, enquanto remove as camadas de maquiagem ela ainda ajuda a aliviar a pele após horas de produtos na pele.

Se puder trocar produtos cheios de componentes químicos por babosa na hora de remover a sua maquiagem, opte pela planta para ter melhores resultados e uma pele mais saudável e limpa.

Para essa prática, você pode ter a própria planta ou um gel/óleo de babosa. Passe o produto em um algodão e realize a remoção da maquiagem facilmente e com cuidado.

Rejuvenescimento da pele

Como falamos mais acima, a babosa ajuda na produção de colágeno e também a combater a queda de cabelo. Mas, você sabia que ele também é um ótimo ingrediente para combater o envelhecimento da sua pele?

O colágeno será essencial para garantir uma pele mais saudável, hidratada e, consequentemente, com menos rugas.

Ou seja, usar a babosa é uma ótima forma de desacelerar o processo de envelhecimento da pele e também do surgimento de rugas.Combate a acne

A babosa também possui ótimos benefícios para quem sofre com espinhas no rosto e em demais áreas do corpo.

Por conta das propriedades antibióticas que ela possui, ela ajuda a secar as espinhas de forma saudável e sem agredir a pele.

Além disso, ela estará ajudando a limpar a sua pele e até mesmo nas camadas mais profundas.

Se você costuma esfoliar o seu rosto para remover a pele morta e combater a acne, saiba que a babosa pode ser uma ótima base neste processo.

Basta misturar a babosa com algum outro componente que ajuda na esfoliação (como o açúcar) e você terá um ótimo esfoliante natural em mãos.

Trata inflamações

Assim como auxiliar no tratamento da acne, que também é uma inflamação, ela pode ser utilizada em diversos outros problemas inflamatórios. Você só precisará passar a babosa em cima do local afetado para acompanhar uma melhora.

Atenção: não deixe de consultar um médico em casos sérios e evite se automedicar para piorar o quadro do problema de saúde.

Conclusão

Você sabia que a babosa possui tantos benefícios assim para o nosso cabelo e pele? E o melhor é que esse produto pode ser muito barato se você tiver uma suculenta dessas em casa, conhecer alguém que tenha ou até mesmo para comprar em feitas, por exemplo.

Você também tem a opção dos produtos que são comercializados que tenham a aloe vera/babosa em sua composição. Mas, sempre dê preferência para a planta em natura (se for possível).

Com um momento rápido de autocuidado você poderá utilizá-la e ter ótimos resultados a longo prazo para a sua pele e cabelo.

Uma dica extra: tenha uma babosa em casa. Ela fará uma ótima decoração, trará um ar mais natural para o ambiente e ainda oferecerá todos esses benefícios que citamos acima.

Deixe seu comentário