4 principais cuidados após colocar um piercing

O piercing é um símbolo de sofisticação e estilo para muitas idades e cada tipo de piercing traz consigo a sua personalidade e autenticidade. Há diferentes tipos de piercing para vários estilos de pessoa, dos mais discretos e minimalistas até os mais coloridos e estilosos, de diferentes tamanhos e pedras preciosas. Mas uma coisa não muda: cada um deles oferece uma elegância única no estilo de quem o usa.

Porém, colocar um piercing também exige cuidados diários, que podem parecer tediosos, mas que são necessários para que não ocorra complicações mais graves.

4 principais cuidados após colocar um piercing

Lembrando que também é super importante pesquisar o local e o profissional para realizar o procedimento. Confira os principais cuidados com piercing:

 

Quanto tempo leva para o piercing cicatrizar?

Geralmente, a cicatrização total do piercing demora em torno de um mês inteiro. Após esse tempo, é possível trocar o piercing por outro modelo de material antialérgico em lojas especializadas e de confiança.

Aprenda como limpar o seu piercing

Higienize as mãos antes de tocar no piercing e limpe a pele em volta utilizando gaze umedecida com soro fisiológico. Umedeça outra gaze com iodopovidona ou Povidine e passe em volta do piercing e finalize secando com uma gaze limpa.

É também recomendado movimentar o piercing duas vezes ao dia, para evitar que as secreções se colem no objeto.

O que não pode comer quando coloca piercing?

Alguns alimentos devem ser evitados porque dificultam a cicatrização e aumentam o risco de infecções. Evite consumir bebidas alcoólicas, alimentos ricos em cafeína, frituras, gengibre e alimentos com açúcar. Existem alimentos com substâncias anti-inflamatórias, que ajudam na cicatrização do piercing, como peixes, vegetais, frutas vermelhas, frutas cítricas, azeite, abacate, sementes e chocolate amargo.

O que fazer quando o piercing inflama?

É preciso seguir algumas orientações gerais, que incluem evitar umidade e suor e manter o local sempre limpo e seco. Também é recomendado procurar por um enfermeiro ou clínico geral para indicar remédios e antibióticos que acabarão com a inflamação.

Como cuidar de cada tipo de piercing

Além da limpeza nos primeiros meses após a aplicação, cada piercing precisa de cuidados especiais:

Piercing na orelha: evite dormir sobre o lado do piercing nos primeiros meses;

Piercing no nariz: na hora que assoar com um lenço, não aperte seu nariz para evitar o contacto da sujeira com o piercing;

Piercing no umbigo: evite dormir de barriga para baixo no primeiro mês e use roupas largas que melhor evitam contato com o piercing;

Piercing na boca: consuma alimentos moles e frios nas duas primeiras semanas. Também é recomendado usar um enxaguante bucal  de sua preferência após escovar os dentes;

Piercing na sobrancelha: evite usar produtos de beleza nessa região do rosto durante o primeiro mês;

Piercing na região genital: é importante usar roupa íntima de algodão e fazer a higiene íntima pelo menos 3 vezes por dia, usando água morna e sabonete íntimo suave.

Deixe seu comentário