Dicas para restaurar sapato velho em 2020 – Você pode fazer em casa!

Quando falamos de moda, estamos cada vez mais discutindo sobre sustentabilidade e isso inclui descartar menos e reaproveitar mais. Muitas vezes, aquele sapato velho pode ser restaurado e durar muito mais tempo antes de ser jogado no lixo.

Pequenos consertos caseiros e algumas dicas de customização podem deixar aquele sapato que já está mais acabado como um sapato novo e moderno. Basta usar a criatividade e seguir algumas dicas simples.

dicas restaurar sapato 2020

Cola de sapateiro, glitter, um pouco de tecido, cadarços e outros materiais fáceis de encontrar e que você pode ter em casa já fazem toda a diferença na hora de restaurar. Vamos dar algumas dicas para restaurar sapato velho em 2020 agora!

Mude o cadarço

Existem muitas formas de restaurar um sapato que já está velho e essa dica talvez seja a mais fácil de todas, mas que faz uma enorme diferença. Muitas vezes, o sapato ou tênis está com um aspecto desgastado devido ao estado do cadarço.

O cadarço em si pode estar desfiado, encardido, rasgado nas pontas ou mesmo muito velho.

A solução é muito simples e barata: basta trocar os cadarços velhos por um novo. Se for de sua vontade, experimente trocar também a cor e a forma de usá-lo no tênis ou sapato, dando uma cara nova ao velho.

Existem vários lojas que vendem cadarços de todas as cores e tamanhos, como nos armarinhos.

Troque a sola

Se o sapato que você está querendo restaurar está com a sola muito gasta, saiba que é possível trocá-la. Existem duas opções para isso: fazer em casa ou levar até um sapateiro.

Levando até um profissional existe a garantia de que o serviço ficará bem feito, mas se você prefere arriscar e fazer em casa também dá e não é tão complicado. É preciso avaliar o benefício e ver o que está dentro do seu orçamento.

dicas restaurar sapato 2020

Na hora de consertar em casa, é preciso ser levado em consideração que nem todo sapato permite a troca da sola e é preciso pensar qual a sola mais adequada para cada calçado e que deixará seus pés confortáveis.

Não adianta nada restaurar um sapato que irá causar desconforto, não é mesmo?

A vantagem desse tipo de restauração é que é mais econômico que a troca do sapato e o seu pé já está acostumado com aquele modelo.

Uma desvantagem é que se a sola for mal trocada o desgaste pode ser rápido, além de ser necessário dedicar um tempo para entender qual o tipo de sola, como usar a cola de sapateiro corretamente e outros detalhes. Pesando nesses pontos negativos, levar até um profissional pode acabar saindo mais barato.

Reforme os sapatos descascados

Reformar os sapatos que estão descascados, mas ainda em bom estado, pode ser uma opção para você que não quer desapegar de seus sapatos, botas e outros calçados.

É comum que alguns calçados de couro falso fiquem descascados. Nesses casos, há a opção de retirar toda essa camada. Dá um pouco de trabalho e exige um certo tempo. No fim, o sapato estará todo em tecido.

Após retirar todo o descascado, pegue um pano úmido e limpe bem o sapato. O pano não precisa estar molhado. Essa dica funciona bem em botas.

Nessa etapa, seu sapato está todo em tecido. Uma dica é usar uma tinta de tecido da sua preferência, para dar uma cara nova ao sapato, pode ser na cor preta, vermelha, azul, marrom, verde ou o que sua imaginação mandar.

Customize o sapato com tecidos e glitter

Sapatos altos, sapatilhas, tênis ou rasteirinhas podem ser restauradas com o uso de tecidos e glitter, especialmente se os danos estiverem no acabamento e não na estrutura do sapato.

dicas restaurar sapato 2020

A customização também é uma forma de dar uma cara nova para um sapato velho.

Ao invés de trocar e comprar cada vez mais sapatos, por que não customizar? Aposte na criatividade e crie algo único em seu calçado.

Faça reparos maiores no sapateiro

Trocar ou consertar saltos, remendos maiores e outras restaurações mais complexas podem ser difíceis de fazer em casa, pois não há os materiais e instrumentos necessários, bem como a experiência de um profissional.

Se for o caso, procure sapateiros e peça orçamentos.

Veja se o custo-benefício de restaurar vale a pena e siga adiante no resgate do seu sapato velho antes de comprar novos pares de sapato.

As dicas pra restaurar sapato velho em 2020 foram de grande valia para você? Se você possui outras recomendações, deixe nos comentários!


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

Leave a Reply