Hoje vamos aprender a escolher o shampoo certo pra cada tipo de cabelo. Vocês já tiveram dúvidas na hora de comprar shampoo? Se você escolhe o produto pela embalagem, está pondo seus cabelos em risco. Para cada fio existe um cosmético adequado.

Há cerca de 40 anos, quando os primeiros xampus apareceram no mercado, não era possível imaginar que eles teriam outras funções que não a de limpeza. Hoje, o que mais se vê é uma variedade de produtos que prometem, além de lavar, cuidar dos cabelos que antes só teriam tratamento com ajuda profissional.
A indústria de cosméticos se aprimorou e passou a fabricar xampus que tonificam, hidratam e nutrem fios normais ou ressecados e tratam os tingidos, crespos e cacheados. Esses são os que mais sofrem com o ressecamento.

OLEOSOS: Necessitam de produtos que removam o excesso de gordura produzida pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo. Eles regulam essa atividade e deixam os cabelos desembaraçados e limpos por mais tempo.

NORMAIS: Como não apresentam nem excesso nem falta de oleosidade, precisam de um xampu capaz de manter o equilíbrio natural.

SECOS OU RESSECADOS: Esses tipos de cabelos podem ser tratados com um xampu de ação hidratante, umectante e emoliente.

MISTOS: Os fios costumam ser oleosos ou normais na raiz e secos nas pontas. Isso é consequência de alimentação inadequada ou de mudanças no visual, como tinturas, alisamentos e permanentes.

ESCUROS: Quando expostos aos raios ultravioleta do sol tendem a ficar avermelhados. O xampu ideal deve ter filtro solar para ajudar a preservar a cor.

LONGOS: Os fios devem ficar protegidos do excesso de lavagem, da ação do ambiente e de tratamentos químicos com um produto que ofereça hidratação extra e ajude na recuperação das escamas do cabelo.

TINGIDOS: O xampu deve oferecer hidratação extra, pois as tinturas tendem a deixar o cabelo muito seco porque tiram a oleosidade natural.

CACHEADOS: Esses xampus ajudam a retirar o excesso de volume, desembaraçam e deixam os cachos mais definidos.

FRACOS E QUEBRADIÇOS: Os fios ficam assim em decorrência das agressões diárias causadas por escovação, fricção da toalha, poluição e produtos químicos que abrem as cutículas do cabelo alterando sua estrutura do cabelo. Os produtos para esse tipo de cabelo recompõem essa estrutura.

 

Depois de saber qual o shampoo certo para o seu tipo de cabelo, saiba a maneira certa de lavá-los :

  • Nunca aplique o shampoo diretamente no cabelo. Espalhe primeiro nas mãos e então no cabelo, sempre começando pela raiz.
  • Use as pontas dos dedos para distribuir o produto na raiz do cabelo, com suavidade. Nunca as unhas!
  • No comprimento e pontas, deslize as mãos unidas, espalhando o shampoo de cima para baixo, mecha por mecha, sem esfregar. Assim evitará quebras.
  • Para as pontas do cabelo, basta a espuma que vem da raiz. Elas são a parte mais delicada e agredida do cabelo e merecem atenção especial. Nada de embolar o cabelo do alto da cabeça, viu mocinhas?
  • Aplicar o shampoo duas vezes garante a remoção de resíduos. Mas se o cabelo é lavado todos os dias, não precisa repetir a operação.
  • Não dilua o shampoo em água. Isso faz os ativos perdem sua eficácia.
  • Os cabelos podem ser lavados diariamente, mas não abuse. O excesso de ação detergente remove a hidratação natural dos fios. Para isso não acontecer, prefira produtos para uso diário e seja feliz!


Meninas um beijão pra vocês, e não se esqueçam de participar do sorteio do blog !!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...