8 Formas de Preservar a Maquiagem Por Mais Tempo

A maquiagem é, diariamente, uma arte que ocupa a mente das mulheres, pois 99% delas adoram fazer uma linda produção, caprichando a beleza do rosto. Entretanto, grande parte destas mulheres se sente desconfortável em retocar a maquiagem que não consegue permanecer impecável até o final do dia (ou mesmo de uma festa).

Seja por causa do calor, seja por causa da própria pele, o desafio é manter uma maquiagem firme e algumas dicas e táticas podem facilitar essa atividade:

  1. Saber seu tipo de pele,
  2. Qual produto realmente usar,
  3. Importância da limpeza do rosto,
  4. A função do esfoliante,
  5. Pré-maquiagem: o uso do primer,
  6. O pó facial como finalizador,
  7. A base e o corretivo como aliados,
  8. Spray fixador – proteção de longa duração.

Resumidamente, estas são as 8 estratégias para o dia a dia de todas as mulheres que procuram uma maquiagem duradoura.

dicas-para-preservar-a-maquiagem-por-mais-tempo

8 Formas de Preservar a Maquiagem Por Mais Tempo

Muitos cuidados são essenciais para ter uma pele limpa, saudável e bonita. O contato com a pele influencia diretamente a forma com que a maquiagem fica aplicada e como ela se comporta ao longo do dia ou até mesmo durante uma festa.

Para tal, a primeira forma de entender como preservar a maquiagem por mais tempo é:

1 – Saber Seu Tipo de Pele

Identificar o tipo de pele é imprescindível para cuidar dela adequadamente – sem contar que isto também define os tipos de produtos que deverão ser utilizados para alcançar resultados interessantes com a maquiagem.

Pode-se separar a pele em 5 tipos:

  • Normal: é a pele mais saudável, apresentando elasticidade e taxas de gordura em níveis naturais. Possui poros pequenos e pouco visíveis, baixa propensão a espinhas e manchas e tem aspecto rosado,
  • Seca: é aquela que se resseca com facilidade, promovendo um envelhecimento precoce, aparecimento de rugas, descamação e vermelhidão. Possui poucos poros visíveis e pouca luminosidade,
  • Mista: tipo mais comum de pele, caracterizada pelos poros dilatados, aparência oleosa na zona T (testa, nariz e queixo) e pele seca nas extremidades. Sua espessura é fina, promovendo também o envelhecimento precoce, descamação e rugas,
  • Sensível: é fina e delicada, sendo frágil e propensa a ter irritabilidade e sensibilidade com uso de cosméticos ou outros fatores, como as mudanças climáticas,
  • Oleosa: é aquela com poros dilatados, produção de sebo acima do normal e com probabilidade muito maior de aparecimento de acne, cravos e espinhas.

tipos-de-pele

Embora os genes sejam os responsáveis principais pelo tipo de pele que cada pessoa possui, outros fatores também afetam a beleza e a saúde da pele ao longo da vida, tais como a alimentação, níveis de estresse, medicamentos, entre outros.

2 – Produtos Para Serem Utilizados

Este ponto é curto, mas de importante valor. Os produtos que precisam ser aplicados na pele devem ser de qualidade, ou seja, não adianta adquirir cosméticos sem dar a mínima atenção.

Vale lembrar que o ponto do tipo de pele também afeta quais os produtos serão adquiridos – se a pele é oleosa, precisa-se comprar cosméticos que cuidem e se adequam a esse tipo de pele.

3 – Importância da Limpeza da Pele

Antes de aplicar a maquiagem, o rosto deve estar perfeitamente limpo! Isso é obrigatório – lavar, hidratar e tonificar a pele são ações diárias, pois melhoram o aspecto dos poros, a qualidade da pele e deixam a maquiagem mais firme.

A dica é lavar o rosto com água fria antes de partir para a maquiagem, apostando também nos lenços demaquilantes para remover qualquer impureza. Se a pele for seca, pode-se aplicar um hidratante para facilitar a aplicação da maquiagem. Já se ela for oleosa, um tônico facial ou soro fisiológico são bem-vindos.

limpeza-de-pele

4 – Esfoliante para remover as células mortas

A esfoliação é uma maneira de limpar a pele da descamação – a renovação da epiderme é diária.

A esfoliação irá deixar a pele mais suave, homogênea e a maquiagem durará mais. Recomenda-se esfoliar o rosto duas vezes por semana, sempre fazendo com movimentos circulares e com suavidade.

5 – Utilizando o Primer:

A pré-maquiagem também é caracterizada pelo truque do uso do primer – um creme que prepara a pele para fixar melhor a maquiagem, fechando os poros.

Dessa maneira, o primer tem como função a criação de um “muro” entre a pele e a maquiagem: a pele não irá absorver a maquiagem, aperfeiçoando o visual do rosto.

Pode-se encontrar primer com diversos objetivos, escolha o mais apropriado para o seu tipo de pele.

usar-primer-antes-da-maquiagem

6 – Pó Facial Para Fazer Camadas

É o uso do pó compacto que combine com cada produto líquido ou cremoso que será usado – este passo fará com que a maquiagem se fixe de verdade na face.

Porém, deve-se ter cuidado com o excesso e sempre limpando o rosto com um pincel antes de continuar se maquiando. O pó também estará relacionado com o item abaixo.

7 – Base e Corretivo na Maquiagem:

Depois de toda a limpeza do rosto, garantindo que ele não tenha mais um ponto de gordura, pode-se iniciar a aplicação da base compacta, que seja um tom igual ao da pele.

A fixação da base pode ser melhorada através do protetor sem óleo (oil free).

Outras dicas são relacionadas a outros cosméticos que serão aplicados:

  • Blush: o pó pode ser usado antes do uso do blush. Ainda, é interessante evitar o blush em pó, pois ele sai mais facilmente.

Indica-se o uso do blush líquido, aplicando-o com batidinhas com o uso do dedo.

  • Sombra: na maquiagem para os olhos, a sombra garante um olhar atraente. Antes de usá-la, aplica-se o corretivo, base e pó nas pálpebras (locais que são bem oleosos) – isso fixará a sombra, aderindo-a melhor na pele.

dicas-para-se-maquiar

Não esqueça de aproveitar o lápis delineador e as máscaras de cílios à prova d’água para não borrar. Para um olhar ainda mais chamativo, aposte nos cílios postiços!

  • Batom: para fixar o batom nos lábios, use um lápis labial para preencher a boca antes. Comece fazendo o contorno labial, depois a parte de dentro.

Com isso, a camada dará mais cor para a boca, além de maior durabilidade. Agora, pode-se passar uma camada de batom por cima, aplicando um pouco de pó compacto sobre ele para também proporcionar efeito prolongado.

A seguir, é só passar uma nova camada de batom – recomenda-se o batom líquido pela hidratação que dá à boca – e limpe o excesso com um lenço.

Mitos e Verdades Sobre a Maquiagem

Alguns pontos precisam ser abordados, para que entenda-se o que é verdade e o que é mentira sobre a maquiagem.

  1. O corretivo ressalta as rugas e as linhas finais:

Isso é VERDADE, quando se fala em corretivo que tenha acabamento seco e se usado em excesso. A versão líquida que contém hidratante é a melhor escolha!

  1. A base aumenta a durabilidade do batom:

Isso é VERDADE. Assim com o pó compacto, a base mantém a cor por mais tempo nos lábios. O corretivo também é um item que pode auxiliar nesse ponto.

  1. Batom escuro acaba envelhecendo o visual:

Isso é MITO! O batom com tons escuros só fará com que o look fique mais sóbrio.

Quem tem lábios finos deve tomar cuidado com esses tons fechados, para que a boca não pareça ainda menor.

  1. Para cobrir as olheiras, deve-se usar um corretivo mais claro que a pele:

Isso é MITO. Fazer isso deixará a pele com um tom acinzentado – o certo é usar corretivo da mesma cor da pele.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

Leave a Reply